Brasileiros participam de Simpósio de Técnicos de Canoagem Slalom

Lee Valley White Water Centre, instalações olímpicas onde serão disputadas as provas de Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 / Foto: Divulgação CBCa Londres - A Canoagem Brasileira caminha todos os dias em busca da sonhada medalha olímpica. Nos últimos anos, e com a recente confirmação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, as modalidades de Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade vêm se reestruturando para atingir o maior objetivo da história destas modalidades no Brasil.

Para tanto a delegação brasileira composta pelo árbitro internacional, André Behls; o supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Luiz Augusto Merkle; o responsável pelo Departamento Científico da entidade e Doutorando em Fisiologia do Esporte, Heros Ferreira; e o técnico de Canoagem Slalom, Antônio Alves dos Santos; participou neste fim de semana do Simpósio de Técnicos de Canoagem Slalom da Federação Internacional de Canoagem (FIC), na Universidade de Brunel, em Uxbridge, na Inglaterra.

O simpósio foi organizado pela União Britânica de Canoagem em cooperação com o Comitê de Canoagem Slalom da FIC, e suporte do Comitê Olímpico do Reino Unido e Universidade de Brunel, com o intuito de troca de conhecimento entre os técnicos de canoagem e a apresentação do Lee Valley White Water Centre, instalações olímpicas onde serão disputadas as provas de Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.  

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, a participação dos brasileiros no simpósio na Inglaterra faz parte do planejamento da CBCa em reestruturar e elevar o nível técnico brasileiro, buscando aprimoramento com as referência mundiais no esporte.

“Os britânicos possuem um brilhante método de treinamento incorporado anos atrás e que até hoje é referência na canoagem mundial. Nossa intenção é absorver ao máximo esse conhecimento e reaplicá-lo aqui no Brasil. Este é mais um passo da canoagem brasileira em busca da sonhada medalha olímpica”, afirmou Tomasini.

Apoio do Comitê Olímpico Brasileiro

A primeira parte da viagem da delegação brasileira foi toda intermediada pelo CBCa e se encerrou depois do simpósio na Universidade de Brunel. Agora com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, Heros Ferreira, Antônio Alves dos Santos e Luiz Augusto Merkle, continuam a viagem pela Inglaterra onde participam de outros eventos de canoagem.

Nos dias 8 e 9 Heros participa do programa do Comitê Olímpico Britânico chamado Talent Identification Project, que se trata do método modelo de identificação de talentos britânicos para a canoagem em seus mais diversos níveis. Depois ele, Luiz Augusto Merkle e Antonio Alves viajam à Nottingham onde ficam concentrados por 10 dias juntamente com a seleção britânica acompanhando os treinamentos no National Water Sports Centre.

Heros ainda participará de outros dois simpósios: no período de 24 a 27 de novembro participa do UK Sem Conference 2010 e nos dias 18 e 19 de novembro do Applied Fisiology Support to the High Performance Athlete and Perpectives form Athlete Cycling, Canoeing and Rowing. Seu retorno ao Brasil está programado apenas para o fim do mês de novembro.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook