Copa Brasil de Canoagem Oceânica reúne 110 canoistas

Campeão geral da prova foi o canoísta José Marcos Mendes Filho da equipe Turma do Remo de Praia Grande (SP)/ Foto: DivulgaçãoParaty - Com o mar mais calmo do que no ano passado, mas ainda com ondulação de 1 metro de altura, a 2ª Etapa da Copa Brasil Eletrobras Eletronuclear de Canoagem Oceânica, em Paraty, reuniu 110 canoístas de diversos estados do país.  A competição foi realizada na praia da Vila Residencial de Mambucaba e fez parte do calendário da Semana Eletrobras Eletronuclear do Meio Ambiente (Sema).

Com o percurso de 18 km, o campeão geral da prova foi o canoísta José Marcos Mendes Filho da equipe Turma do Remo de Praia Grande, SP na categoria SurfSki Sênior, com tempo de 1.29’19”, seguidos por  Hiel Gesã, do Pará, e Humberto Santana, de São Paulo, que foram os vencedores na classe Duplo Oceânico Máster. Mesmo morando distante um do outro, a dupla mostrou que há um excelente entrosamento entre eles. “Para esta competição não basta ter força, é preciso também pensar muito durante toda a prova. É isso que nós dois fazemos sempre, conversamos muito para não tomarmos atitudes erradas”, afirma Santana. A dupla fez o percurso da praia da Vila Residencial de Mambucaba até a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) em 1h36.

Na classificação final das associações, em primeiro lugar ficou a Associação de Canoagem do Litoral Norte (Acalino), de Caraguatatuba (SP) com 306 pontos, seguida pela Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis(RJ) (Acoar) com 197,5 pontos e, em terceiro, a Turma do Remo, de Praia Grande (SP) com 162 pontos, Ainda participaram da competição os alunos da Equipe da Marinha do Brasil(Escola e Colégio Naval), e várias outras associações de canoagem do país. Destaque ainda para a equipe de Santa Catarina – Canoken comandada por marcos Zanghelini que viajaram quase 1000 km para participar da prova no mar de Paraty.

“É muito bom ter a participação de canoístas de vários lugares do país e é nisso que o Comitê de Canoagem Oceânica da CBCa vem trabalhando ao longo dos anos, buscado uma adesão cada vez maior de participantes”, destaca o supervisor do Comitê de Canoagem Oceânica da Confederação Brasileira de Canoagem, Marcelo Lopes.

Resultados completos no link: http://www.canoagem.org.br/arquivos/resultados_arquivos/1186-resultado_2a_et_copa_brasil_eletronuclear_2012-11-6-2012-18-17-47.pdf