COB contrata treinador 5 vezes campeão olímpico

Com cinco medalhas olímpicas e dez mundiais no currículo, o espanhol Jesús Morlán é o mais novo comandante da Seleção Brasileira de canoa de Canoagem Velocidade / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) contratou um dos mais vitoriosos treinadores de canoagem do mundo para reforçar a modalidade no Brasil. Com cinco medalhas olímpicas e dez mundiais no currículo, o espanhol Jesús Morlán é o mais novo comandante da Seleção Brasileira de canoa de Canoagem Velocidade. 
 
O espanhol ficará à frente da preparação da equipe de país para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A contratação de Jesús faz parte do planejamento conjunto do COB com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), para elevar ainda mais o patamar do esporte em busca de uma inédita medalha olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Como treinador da equipe espanhola, Morlán levou o canoísta David Cal a conquistar cinco medalhas nas três últimas edições de Jogos Olímpicos (um ouro e quatro pratas) e se tornar o atleta espanhol com mais medalhas olímpicas em toda história do país.
 
Jesús Morlán chega ao Brasil nesta segunda-feira, dia 1º, e trabalhará com os cinco jovens atletas da equipe nacional de canoa no novo Centro de Treinamento de Canoagem Velocidade localizado no Yacht Club Paulista, na represa de Guarapiranga (SP) / patrocinado pelo BNDES por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministéiro do Esporte. “Esta é uma experiência nova em minha carreira e estou muito motivado de trabalhar com os atletas do Brasil. Quero prepará-los para chegarem em agosto de 2016 tendo conquistado medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Estes serão os Jogos da vida deles e é um objetivo que eu me imponho. Fiz um trabalho muito bonito na Espanha ajudando o David Cal a se tornar o maior medalhista da história do país e tenho total convicção que os canoístas brasileiros têm muito talento, potencial e estão no mesmo nível ou até melhores ao que eu encontrei o David no começo de sua carreira”, ressaltou Jesús.
 
Jesús planeja estabelecer um planejamento específico para os atletas de cada prova de canoagem velocidade. Além da experiência com o vitorioso treinador, a vinda de Jesús proporcionará aos atletas brasileiros o contato com o pentacampeão olímpico David Cal, que também virá ao Brasil. “Eu serei treinador exclusivo dos brasileiros e o David me acompanhará para usufruir da mesma estrutura oferecida aos atletas do Brasil. Acredito que o intercâmbio com um dos maiores atletas olímpicos da história será muito importante para a evolução dos brasileiros”, ressaltou Jesús.
 
A valorização e a capacitação do trabalho dos treinadores são alguns dos pilares do planejamento do COB para atingir suas metas no Rio 2016. A Academia Brasileira de Treinadores é uma das iniciativas realizadas pela entidade neste sentido. Em outros casos, como na canoagem, o COB, em conjunto com as confederações, procura trazer treinadores estrangeiros, que possam contribuir para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Geralmente referências em seus países, estes profissionais têm a missão de agregarem qualidade ao esporte nacional e ainda transferir conhecimentos para seus pares nacionais. “A participação de treinadores qualificados no processo de preparação de atletas e equipes é condição básica e fundamental para o sucesso de uma campanha em competições como Jogos Pan-americanos, Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. Por essa razão, a valorização dos treinadores tem sido um dos pilares estratégicos do COB e será intensificada neste ciclo olímpico 2013-2016. A chegada de Jesús Morlán, um dos mais prestigiados treinadores de canoagem de todos os tempos, certamente trará inúmeros benefícios aos atletas brasileiros e contribuirá para o desenvolvimento da canoagem em nosso país”, afirmou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.
 
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, comemorou a chegada do treinador espanhol. “A canoagem é um esporte em franco crescimento no Brasil, muito disso em virtude do apoio e das parcerias conquistadas pela Confederação Brasileira de Canoagem, pelo apoio do Comitê Olímpico e do Ministério do Esporte e do patrocinador oficial da Canoagem brasileira o BNDES. A vinda de Jesús Morlán para a Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade faz parte desse nosso trabalho em transformar a canoagem em breve em um esporte campeão olímpico e mundial para o Brasil”, ressaltou Tomasini.