Dois ouros e duas pratas na etapa da Copa do Mundo da Polônia

Os canoístas brasileiros seguem colecionando ótimos resultados internacionais na Canoagem Velocidade / Foto: Divulgação

Polônia - Os canoístas brasileiros seguem colecionando ótimos resultados internacionais na Canoagem Velocidade. Logo na estreia do renomado treinador espanhol, Jesús Morlán, frente ao comando da Seleção Brasileira de Canoa, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de pratas na 3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade disputada em Poznan, na Polônia.
 
Para o treinador Jesús Morlán o  Brasil está em uma posição invejável no mundo, pois é um país que segue em evolução e que tem nos proximos Jogos Olímpicos o empurrão definitivo para o esporte no país. “No caso da canoagem, existe um grupo de jovens atletas com uma grande projeção e trabalhando duro certamente poderão conseguir os melhores resultados do país em Jogos Olímpicos” disse Morlán logo quando chegou ao Brasil.
 
Dois ouros e duas pratas - O primeiro ouro veio com a jovem revelação da Canoagem Brasileira, Isaquias Queiroz, campeão agora também na Copa do Mundo. Isaquias remou muito forte na Final A do C1 500m contra grandes adversários e garantiu o primeiro lugar com o tempo de 1:57.674. A prata ficou o francês Mathieu Goubiel com 1:58.162 e bronze com o russo Kirill Shamshurin com 1:59.774.
 
O segundo ouro para o Brasil veio com a dupla Erlon Souza e Ronilson Oliveira no C2 200m. Representantes brasileiros em Londres 2012 a dupla segue mostrando evolução em cada competição que passa. A nova conquista aconteceu nesta manhã ao chegarem em primeiro lugar (39.879) em disputada prova onde os canadenses Pierre-Luc Lalbertie e Gabriel Beauchesne-Sevigny levaram a prata (39.963) e os poloneses Michal Lubniewski e Daniel Pospiech (40.059) ficaram com o bronze.
 
Porém, a dupla brasileira ainda não estava satisfeita e garantiu mais uma prata para o Brasil na Final A do C2 500m com o tempo de 1:48.944, em prova que os russos Alexey Korovashkov e Ilya Pervukhin conquistaram o ouro com 1:47.476. O bronze ficou com a dupla polonesa formada por Tomasz Kaczor e Vincent Slominski com 1:49.564.
 
Na longa prova do C1 5000m Isaquias Queiroz garantiu uma nova prata para o Brasil. O brasileiro terminou a prova com o tempo de 22:58.070, em prova vencida pelo canadense Gabriel Beauschesne-Sevigny (22:48.163) e com o bronze com o alemão Peter Kretschmer (23:00.686).
 
Outros bons resultados brasileiros do dia foram a 9ª colocação de Nivalter Santos na Final A do C1 200m, em prova vencida pelo lituano Jevgenij Shuklin e o 8º lugar de Erlon Souza na Final B do C1 200m em que o francês Thomasz Simart levou a melhor.
 
Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, os resultados conquistados em Poznan é reflexo direto da transformação que a Canoagem Brasileira vem sofrendo nos últimos anos.  "Estamos trabalhando muito para colocar a Canoagem Brasileira no patamar dos melhores do mundo. A conquista de grandes parceiros como o Ministério do Esporte, o BNDES e o COB, além da contratação de um dos mais vitoriosos técnicos do mundo (Jesús Morlán) são fundamentais para que consigamos conquistar a sonhada medalha olímpica no Rio 2016. Estamos no caminho certo para isso", ressalou Tomasini.
 
A delegação brasileira que participou do evento foi formada pelos canoístas Erlon Souza e Ronilson Oliveira, Nivalter Santos; Isaquias Queiroz e Wladimir Moreno. Além do treinador Jesús Morlán também fez parte da equipe o chefe de equipe, Sebastián Cuattrin; a fisioterapeuta Regina Reis e o head coach da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade, Heros Ferreira. Toda a delegação brasileira participou da competição com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro.
 
Mais informações no site oficial do evento
www.wcsprint.kayakpl.com
 
Resultados completos no link
wcsprint.kayakpl.com/results/
 
Confira vídeos dos principais eventos de Canoagem Velocidade no mundo
eurovision.digotel.com/icf/index.html