Em clima de festa, Rio Va´a foi realizada com sucesso na Orla carioca

9ª Edição da Rio Va'a, uma competição de canoa polinésia, que comemorou os 10 anos da Canoa Va´a no Brasil / Foto: Divulgação Media GuideRio de Janeiro - Muita festa e confraternização marcaram a 9ª Edição da Rio Va'a, uma competição de canoa polinésia, que comemorou os 10 anos da Canoa Va´a no Brasil. Largando na Praia Vermelha, na Urca, a prova foi realizada aos pés do principal cartão postal do Rio de Janeiro. A prova válida para etapa sul-americana do mundial e brasileiro de Canoa Va´a contou com a presença de 200 atletas, 22 equipes, de 7 países.

Na categoria masculina da V6 (28km), os brasileiros da equipe do Yatch Clube Paulista, de Santos (SP) desbancou os favoritos polinésios, a equipe Rapa Nui, da Ilha de Pascoa, no Chile, que ficou na segunda colocação com a equipe principal e terceira colocação com a equipe junior. A equipe campeã, Yatch Clube Paulista, não é 100% paulista. Dois cariocas fazem parte da equipe, que treina individualmente durante a semana e nos fins de semana próximo as competições se encontram para treinar juntos. A disputa foi acirrada nos 18 primeiros quilometros, onde a equipe santista e a equipe chilena se enfrentaram na parte da prova que foi até a praia do Leblon.

"A prova foi muito dura, a equipe Rapa Nui não deu moleza e nos primeiros 18km ficamos lado a lado. Nos últimos quilometros foi mais traquilo, tivemos uma boa vantagem e saímos na frente. Mesmo treinando longe, dos dois remadores, que moram no Rio, conseguimos manter a lidereça após muita conversa. Através dos papos e troca de experiência conseguimos manter a sintonia e vencer a prova" contou Rafael Leão da equipe santista, que se consagrou no Rio Va´a, junto a sua equipe, campeão sul-americano e brasileiro na modalidade.

No Feminino (19km) as cariocas levaram a melhor. A equipe Praia Vermelha mostrou que conhece a praia e ganhou a prova, deixando para trás a equipe Brucutus, de Santos e Cabo Frio Va´a, na segunda e terceira colocação respectivamente.

" Foi dificil, mas foi muito bom. As meninas que estavam na competição são boa demais, deram trabalho. A ida, foi mais tranquila, na volta o leme começou a ficar pesado. Foi cansativo, mas é maravilhoso chegar aqui e ser campeã." disse Leticia Lana, capitã da equipe Praia Vermelha. Leticia tem 46 anos e rema à apenas 3.

Alem das provas de V6, V2 e V1, já tradicional no Rio Va´a, a modalidade SurfSki e Caiaque Oceânico entraram na programação, ambas com 10km. Sebastian Cuattrin, campeão pan-americano em 2007, levou a melhor na surfski, pela equipe Rio Va´a Clube, deixando para trás Celso Filetti, da equipe Tribo Q Pira, de Santos e Jefferson Sestaro, da Turma do Remo, também de Santos.

" O mar estava lindo! A prova foi tranquila, estava com o nível técnico bem alto, pegamos muito vento, o que deixou as ondas bem quebradas, dando um grau de dificuldade maior a prova. Foi muito divertido." falou Cuattrin, ao sair da água.

No caiaque oceânico, o médico Evaner Coscia, da equipe Turma do Remo, levou a vantagem e completou a prova 16 minutos a frente do segundo colocado Ivan Vianna, do Clube de Regatas Guanabara. Leonardo Villete, da equipe ECCO, ficou com a terceira colocação.

" A prova foi muito boa, apesar do vento ter piorado, o que aumentou as ondas que empurravam para as pedras. Quase chegando na Urca, tivemos um ajuda dos pescadores, que gritavam dando apoio. Sem falar do visual, maravilhoso. Essa é a sétima vez que venho para competições no Rio, só esse ano, mas nunca tinha remado em um lugar tão lindo como aqui na Urca." declarou Evaner, que carregou no caiaque o número da sua idade, 53 anos.

Com recorde de participantes e em clima de comemoração dos 10 anos da Canoa Va´a, o Rio Va´a encerrou sua 9ª edição com um show da dança tradicional polinésia, apresentada pelos próprios remadores da equipe Rapa Nui, da Ilha de Páscoa (Chile).

"Mais um Rio Va´a de sucesso. O maior em 9 edições, em clima de confraternização e de muita amizade tivemos essa prova de alto nivel para dar a vitória ao melhor. É um grande prazer organizar e remar numa prova com tantos amigos presentes." falou Nicolas Bourlon, Presidente do comitê organizador e capitão da equipe principal do Rio Va´a Clube.

A prova foi realizada pela Federação Internacional de Va´a (F.I.V.) e pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), promovida pelo Rio Va´a Clube, pioneiro da modalidade no Brasil, com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, do Iate Clube do Rio de Janeiro e da Associação de Moradores da Urca.

Resultados:

Prova V6 Feminino - 19 KM
1º Lugar: Praia Vermelha (RJ) - 1h 52m 46s
2º Lugar: Brucutus (SP) - 1h 54 05s
3º Lugar: Cabo Frio Va´a (RJ) - 1h 54m 20s

Prova V6 Masculina - 28 KM
1º Lugar: Yatch Clube Paulista (SP) - 2h 17m 07s
2º Lugar: Rapa Nui Principal (CHI)  - 2h 20m 30s
3º Lugar: Rapa Nui Junior (CHI) - 2h 20m 45s

Surfski - 10 KM
1º Lugar: Sebastian Cuattrin - Equipe Rio Va´a - 57m 02s
2º Lugar: Celso Filetti - Equipe Tribo Q Pira - 1h 01m 00s
3º Lugar: Jefferson Sestaro - Equipe Turma do Remo - 1h 01m 56s

Caiaque Oceânico
1º Lugar: Evaner Coscia - Equipe Turma do Remo - 1h 14m 00s
2º Lugar: Ivan Vianna - Equipe Clube de Regatas Guanabara - 1h 31m 05s
3º Lugar: Leonardo Villete - Equipe ECCO - 1h 55m 00s

Resultado Sul - Americana:
Campeão:
Yatch Clube Paulista (SP)
Vice Campeão: Rapa Nui Principal (CHI)
3º Lugar: Rapa Nui Junior (CHI)

Resultado Brasileiro
Campeão:
Yatch Clube Paulista (SP)
Vice Campeão: Rio Va´a Clube (RJ)
3º Lugar: Praia Vermelha (RJ)