Ex-BBB é premiado como o canoísta destaque das Américas

Foto: Luciana CostaA vida do modelo e ex-BBB Fernando Fernandes se transformou nos últimos anos. De atleta (futebol e boxe) a vida deste jovem brasileiro teve uma reviravolta depois que sofreu um acidente automobilístico que lhe deixou paraplégico. Certamente foram dias muito difíceis, contudo, foi na canoagem que ele reencontrou o prazer que o esporte proporciona e sua força de vontade em superar esse desafio está lhe abrindo novas portas.

Depois de se sagrar campeão mundial de Paracanoagem este ano e entrar para a história do esporte Fernando Fernandes agora recebe o Troféu Charles Yatman 2010, oferecido pela Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) ao canoísta destaque de todo o continente americano no ano. Esta conquista se dá ao esforço deste jovem paracanoísta que encontrou na canoagem uma nova forma de viver.

“Mais uma ótima conquista. Estou muito feliz. A canoagem me proporciona uma sensação maravilhosa. Quando entrei pela primeira vez num caiaque e me vi cercado pela natureza e com condições iguais em relação a qualquer pessoa percebi que havia encontrado meu esporte”, comemorou Fernando.

Recentemente ele também participou do Bahia Maratona de Canoagem, onde pela primeira vez desafiou as correntezas do rio São Francisco. “Foi outro grande desafio para mim, mas consegui superar. O segredo de tudo está dentro da nossa própria mente e acreditando você consegue o que quiser”, completou.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o exemplo de superação e esforço de vontade do canoísta Fernando Fernandes é fundamental para despertar nas pessoas o potencial que a canoagem tem no Brasil. “Ele foi mais um que descobriu na canoagem um grande prazer. Temos certeza que a história do Fernando servirá de exemplo para muitas pessoas”, completou.

Fernando Fernandes está agora em treinamento para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2010, marcado para novembro. Seu próximo desafio é baixar ainda mais o tempo que conseguiu conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial deste ano. “O barato da vida é superar pequenos desafios diariamente. No começo não sabia nem como iria á padaria com a cadeira de rodas. Agora, estou conquistando medalhas e troféus”, relembrou.