Isaquias Queiroz conquista a prata na Copa do Mundo em Milão

Nivalter Santos também tem grande resultado no dia e se classifica para a Final A do C1 200m e briga por medalha amanhã, último dia de competição / Foto: Divulgação CBCa

Rio de Janeiro - O segundo dia de competições da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade começou com medalha para o Brasil. O atleta Isaquias Queiroz conquistou a prata na final da categoria C1 1000m. “Estou muito feliz com a conquista e também com o tempo que consegui nas eliminatórias de ontem”, comemora. O campeonato está acontecendo em Milão, na Itália, até amanhã (04/05).

Isaquias vai disputar a final da categoria C1 5000m amanhã. No último dia de competições, outros canoístas também estarão em busca de mais medalhas nas provas finais: Erlon de Souza e Ronílson Matias, na categoria C2 200m; Ana Paula Vergutz, na categoria feminina do K1 5000m; e Celso Dias Junior e Michel de Carli na categoria K1 5000m.
 
Merecem destaque também os atletas que competiram hoje: Celso Dias Junior, que ficou com o 2o lugar na final B do K1 1000m; Ana Paula Vergutz que ficou em 5o na final C do K1 500m; a dupla Erlon de Souza e Ronílson Matias conquistaram o 7o lugar no C2 1000m; Ariela Pinto e Mayara Cardozo ficaram em 9o na categoria K2 1000m. 
 
Na fase eliminatória de hoje o atleta Nivalter Santos  foi classificado para a final que ocorre amanhã, na categoria C1 200m. Já Edson Isaquias ficou em 5o lugar no K1 200m não conseguindo a classificação para a final. Nas provas femininas a atleta Ana Paula Vergutz conquistou o 5o lugar no K1 200m, porém sendo habilitada para competir a final, e a dupla Ariela Pinto e Mayara Cardozo disputou a categoria K2 200m foi desclassificada.
 
A comissão técnica que acompanha os atletas é composta por Rui Fernandes (treinador caiaque), Jesús Morlán (treinador canoa) e Lauro de Souza Júnior (assistente canoa e técnico caiaque feminino). Para Lauro, assistente técnico da Canoa, o mais importante na competição será a análise do desempenho dos atletas. “O foco da equipe da canoa é o Campeonato Mundial. A Copa do Mundo vai servir para analisarmos nossa evolução e o dos adversários e, assim, podermos trabalhar no que precisa ser aperfeiçoado para o mundial”, explica.
 
As provas são realizadas no lago artificial de Idroscalo que fica dentro de um complexo esportivo de cerca de um milhão e meio de metros quadrados, na parte leste de Milão. 
 
A 2º Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade ocorre ainda no mês de maio, entre os dias 16 e 18, em Racice, na República Tcheca.
 
Atletas:
Ana Paula Vergutz
Mayara Cardozo
Ariela Pinto
Celso Dias de Oliveira Júnior
Michel de Carli Ferreira
Edson Isaías Freitas da Silva
Erlon de Souza Silva
Isaquias Queiroz dos Santos
Nivalter Santos Jesus
Ronílson Matias de Oliveira
Michel de Carli Ferreira
 
Equipe técnica:
Jesús Morlán
Rui Fernandes
Lauro de Souza Júnior