Mais uma importante ferramenta olímpica para a canoagem brasileira

A partir do início do ano de 2011, o Brasil poderá contar com mais uma Pista Oficial, abrindo a porta da Região Amazônica para esta modalidade / Foto: Divulgação Cuiabá - A Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, localizado a 240 km ao leste de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, está investindo em um amplo complexo desportivo/turístico voltado a vários esportes olímpicos, dentre eles a Canoagem Velocidade.A partir do início do ano de 2011, o Brasil poderá contar com mais uma Pista Oficial, abrindo a porta da Região Amazônica para esta modalidade.

Uma represa de 1100 x 100 metros está sendo construída próxima a área central da bonita, próspera e jovem cidade mato-grossense, a qual conta com uma população de 60 mil habitantes, apensar de possuir apenas 24 anos de emancipação. Conhecida como um importante centro de produção agrícola e bovina do Mato Grosso, o município de Primavera do Leste faz questão de investir em qualidade de vida e turismo, como conta o Prefeito Getúlio Gonsalves Viana.

“É tempo de crescer em Primavera do Leste, apesar de muito jovem, essa cidade colonizada pelos gaúchos, paranaenses, catarinenses e paulistas, investe pesado para que os cidadãos primaverenses tenham um imenso prazer de morar aqui e aqui manter os seus familiares. O esporte é peça fundamental em nossas pretensões, já possuímos resultados esportivos estaduais, nacionais e internacionais de dar inveja a várias cidades grandes do país. Agora, com a construção de mais este grande centro polidesportivo, vamos dar oportunidade para que os nossos jovens tenham a possibilidade de conhecer e praticar novas modalidades olímpicas, como por exemplo, a Canoagem Velocidade. A possível presença de atletas desta cidade nos Jogos Olímpicos de 2016 será também fruto de mais esse investimento”.

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), por meio do presidente João Tomasini Schwertner, comemorou muito a notícia da construção de mais esta raia olímpica no Brasil.

“Hoje podemos contar com as raias oficiais de Curitiba, Entre Rios do Oeste e Cascavel no Paraná, e outras duas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Há muito tempo sonhávamos com o investimento na região central e na região amazônica, pois possuem as melhores condições climáticas do país para a prática da modalidade, além da natureza ribeirinha de várias comunidades dessas duas regiões. O grande problema é que dificilmente conseguimos parcerias e a compreensão dos governantes sobre as reais possibilidades que a canoagem pode proporcionar ao local. Primavera do Leste passa a ser um ponto estratégico para as nossas pretensões de conseguirmos mais investimentos e parcerias, principalmente para a região amazônica. Precisamos dar um salto quantitativo de atletas e com isso, esperarmos a detecção de novos talentos para os Jogos Olímpicos de 2016 e 2020”, destacou Tomasini.

O município de Primavera do Leste já vem se destacando no cenário nacional de outra modalidade olímpica, a Canoagem Slalom, realizada em corredeiras e agora parte para o investimento em uma nova disciplina olímpica, como conta o Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Darci Oberdam.

“No último Mundial Júnior de Canoagem Slalom, realizado na cidade de Foix, na França, a nossa atleta Silvia Gnadt conseguiu o honroso oitavo lugar, para a surpresa do mundo. Nossa outra atleta de apenas 14 anos, Ana Sátila, está hoje em primeiro lugar no Ranking Nacional da Categoria Sênior, pois ela não aceita participar com as meninas mais novas. Vários outros talentos das corredeiras já foram detectados e estão sendo trabalhados em nosso município visando os Jogos Olímpicos de 2016. Agora, com esse fantástico projeto do prefeito Getúlio podemos iniciar um novo trabalho junto ao governo estadual e federal para iniciarmos com a modalidade de Canoagem Velocidade a qual deveremos sediar o Campeonato Brasileiro de 2011”.