Melhor resultado da história da Canoagem Maratona

Largada do K1 Masculino do Campeonato Mundial de Canoagem Maratona 2012 em Roma, na Itália / Foto: Divulgação

Itália - Celso Dias de Oliveira Junior, canoísta nascido em São Paulo e representante da ARCCA (Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem) é especialista nas provas de Canoagem Velocidade, porém obteve um resultados histórico no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona realizado recentemente em Roma, na Itália. Mesmo não sendo sua especialidade Celso conquistou o 8o. lugar na prova de K1 Masculino Sênior, melhor resultado da história do Brasil na competição (categoria sênior caiaque individual).
 
A competição, principal evento mundial da modalidade no ano, reuniu mais de 500 canoístas de 40 países, e teve amplo domínio de atletas da Europa. Celso começou os treinamentos específicos para o evento quatro semanas antes do Mundial, pois seu foco sempre foi a Canoagem Velocidade, mas o resultado mostra que os treinamentos podem ser combinados utilizando técnicas semelhantes nas modalidades e o boa preparação física para suportar provas de longas distâncias (30km) da Canoagem Maratona.
 
“O treinamento de Maratona na verdade é mais especifico no que diz respeito às portages (transição que o atleta faz com o barco por terra). Na água é muito parecido com a Velocidade. Quando estamos no período de base, os treinamentos costumam ser bem longos. Isso faz com que o atleta suporte remar uma Maratona”, explicou Celso.
 
De acordo com Bruna Muassab, supervisora do Comitê de Canoagem Maratona da Confederação Brasileira de Canoagem, a modalidade apesar de possuir suas próprias especifidades é caracterizada por treinamentos longos que também estão presentes na preparação de outras modalidades, fazendo com que os canoístas experimentem e se identifiquem com a Canoagem Maratona.
 
“Hoje temos uma maior especialização dos atletas em cada uma das modalidades da canoagem. Temos atletas que se dedicam prioritariamente ao treinamento de Maratona ou Velocidade, por exemplo. O Celso realizou sua prepação específica visando o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona e obteve um grande resultado para o Brasil”, disse Muassab.
 
Ainda segundo a supervisora Bruna Muassab a expectativa é que o exemplo do Celso Dias aumente o interesse de outros canoístas para a Canoagem Maratona, principalmente nas categorias de base e no feminino. “Em 2013 pretendemos realizar mais encontros da modalidade para que possamos atrair e incentivar os atletas a participarem dos principais eventos na modalidade no mundo obtendo resultados ainda melhores”, finalizou.
 
O resultado de Celso foi histórico nas categorias individuais, contudo o melhor resultado geral da Canoagem Maratona foi conquistado no Mundial de 2001, no Reino Unido, pela dupla formada por Paulo Barbosa e Alexandro de Freitas no C2 Masculino Sênior que chegou na 6a. colocação do evento realizado na cidade de Stockton-on-Tees, na Inglaterra.