Raia olímpica da USP reunirá os melhores canoístas do Brasil

Cerca de 290 canoístas de vários estados brasileiros se encontrarão de 25 a 28 de novembro, na raia olímpica da Universidade de São Paulo / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - Cerca de 290 canoístas de vários estados brasileiros se encontrarão de 25 a 28 de novembro, na raia olímpica da Universidade de São Paulo, em busca do título do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2010, nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Master e Paracanoagem.

O evento na capital paulista será determinante para as pretensões dos atletas para o calendário de 2011, pois os resultados do campeonato servirão para a definição do ranking 2011 de Canoagem Velocidade, que por sua vez será base para a convocação dos atletas brasileiros nos eventos do calendário internacional da modalidade.

São esperadas disputas acirradas na competição e a necessidade da utilização do photofinish na chegada é imprescindível para a obtenção dos resultados, muitas vezes separados por décimos de segundo. 

Está confirmada a presença de Nilvater Santos, campeão mundial universitário e quarto melhor do mundo no C1 200m; Edson Silva, quarto melhor do mundo no K1 200m; Fernando Fernandes e Marta Ferreira, atuais campeões mundiais de Paracanoagem; Valdenice Conceição, campeã pan-americana no C1 200m Feminino; Luciana Costa, medalhista de bronze no C1 200m Feminino na Copa do Mundo da Alemanha; além das revelações da nova geração como a dupla Erlon Souza e Ronilson Oliveira, Ana Sátila, Isaquias Queiroz. 

Outro destaque do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade em São Paulo será a regulamentação dos paracanoístas em competições nacionais e internacionais. Um das ações será a classificação funcional (técnica e médica) dos atletas da Paracanoagem. Os paracanoístas competirão nas categorias LTA, TA e A. 

Segundo o supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem, Sebastián Cuattrin, o sistema de classificação dos paracanoístas é mais um passo no caminho para os moldes internacionais da modalidade.

“No dia 11 de dezembro o Comitê Paraolímpico Internacional se reunirá na China para oficializar a Paracanoagem como modalidade oficial para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Confirmando esta informação será mais um conquista para nós brasileiros, líderes na modalidade na América Latina e juntamente com o Canadá os melhores colocados no último Campeonato Mundial com dois ouros e uma prata”, destacou Cuattrin.

Cuattrin também revela a importância do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade na luta por um bom resultado e consequentemente na inclusão do ranking de 2011. “Estarão em São Paulo os melhores canoístas já pensando no Pan-americano de Guadalajara no ano que vem. A seleção brasileira que representará o país no México será composta pelos melhores atletas ranqueados neste campeonato na USP”, finalizou.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook