Tradicional na Canoagem Slalom, Três Coroas recebe o Brasileiro da modalidade

Cidade gaúcha receberá nos dias 13 e 14 de novembro os melhores canoístas do país para a disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2010 / Foto: Divulgação CBCa São Paulo - A Canoagem Slalom do Brasil deve muito à cidade gaúcha de Três Coroas. Foi lá que tudo começou no fim dos anos 80 e durante toda a década de 90 a cidade foi pólo hegemônico da modalidade no Brasil. Todo este trabalho revelou atletas como os irmãos trescoroenses Gustavo e Leonardo Selbach, além de Marlon Almiro Grings e Cássio Petry, todos gaúchos e representantes do Brasil em Jogos Olímpicos de 1992 a 2000.

Atualmente Três Coroas disputa esta hegemonia com outras cidades brasileiras como Foz do Iguaçu/PR, Piraju/SP, Primavera do Leste/MT e Tibaji/PR, todas hoje cidades com forte trabalho de desenvolvimento da Canoagem Slalom no país. Contudo, Três Coroas segue como o “berço” da modalidade e local com grande tradição, terra de antigos campeões e futuras promessas no esporte. Para tanto, a cidade gaúcha recebe nos dias 13 e 14 de novembro o 23º Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, evento que reunirá no rio Paranhana os melhores atletas do país em busca do título brasileiro.

Segundo o supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem, Luiz Augusto Merkle, a tradição de Três Coroas na canoagem também se deve ao constante apoio recebido dos governos municipal e estadual e de empresas privadas do local.

“No começo foi criado um parque (Parque das Laranjeiras) com toda a estrutura para sediar evento de grande porte na canoagem, e de lá pra cá já existiram muitos apoiadores que sempre acreditaram no potencial do esporte no país”, comentou Merkle. 

O 1º Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom aconteceu em Três Coroas no ano de 1988 e de lá pra cá foram diversos os eventos realizados no famoso rio Paranhana, conhecido internacionalmente por suas fortes corredeiras.

“Os anos 90 foram de inteiro domínio dos atletas de Três Coroas, e nesta época a hegemonia dos canoístas gaúchos era quase absoluta. A realização de grandes eventos na cidade, como Campeonatos Sul-americanos e até o Mundial em 1997, colaborou muito para a disseminação da Canoagem Slalom em todo o Brasil”, relembrou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, que competiu no Campeonato Brasileiro de 1988.

São esperados no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2010 cerca de 60 atletas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, para as disputas do título brasileiro, categoria Sênior, Junior, Cadete e Master; Masculino, Feminino e Equipes; em provas do C1, C2 e K1.

Mais informações no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/290/paginas_id/309