Última visita para a implantação dos núcleos com o “Selo de Qualidade CBCa”

Visita a cidade de Macaé do Superintendente da CBCa, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, avalia as parcerias do Projeto de Canoagem Slalom no Brasil / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - Esteve presente na cidade de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, para avaliar e dar início às parcerias do Projeto  de Canoagem Slalom “Remando para o Futuro”, que junto a outros três projetos implantados no Brasil receberão o Selo de Qualidade da CBCa.

Estes quatro núcleos deverão seguir uma mesma metodologia de trabalho e todas as ações deverão estar expostas no endereço eletrônico www.canoagem.org.br. Cada núcleo será responsável pela formação de 80 novos atletas para a Canoagem Slalom brasileira, visando os Jogos Olímpicos de 2016.

Para o Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, estes quatro núcleos juntos representarão o aumento quantitativo necessário para o encontro e o desenvolvimento de mais talentos nacionais, com vistas à participação nos Jogos Olímpicos de 2016.

“Buscamos uma metodologia de ensino moderna e utilizada nos principais centros europeus e adaptamos à nossa realidade local. Essa metodologia foi introduzida na Cidade de Foz do Iguaçu, através do projeto modelo denominado de “Meninos do Lago”. Após um ano de experiência neste Projeto aprimoramos os acertos e corrigimos os erros para enfim, implantarmos outros três núcleos. Nesta fase de ampliação, os núcleos que se comprometeram com as contrapartidas receberão da CBCa todo apoio técnico e logístico, para desenvolverem um excepcional trabalho de iniciação. De acordo como nosso Planejamento Estratégico, em 2012 e 2013 estaremos com um número de atletas em nossos eventos nacionais muito parecido com os das principais potências olímpicas, e isso facilitará, sobremaneira, a nossa possibilidade de encontrar novos talentos para integrá-los a essa excepcional safra de juniores que está surgindo no Brasil e nos quais depositamos nossas esperanças para 2016 e 2020”.

Gerhard Elias, Diretor Técnico da Federação de Canoagem do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela implantação do Projeto “Remando para o Futuro”, em Glicério, disse que as parcerias com as escolas públicas, com a FESPORTE, Secretaria de Esporte e Turismo e Lazer e o patrocinador máster da Equipe UTE Norte Fluminense e o apoio da CBCa é o prenúncio de um grande sucesso, porém muito trabalho está pela frente:

“O Município já investiu no passado em uma pista de Canoagem Slalom aqui em Glicério que hoje deve ser refeita e trabalhada para diminuir os pontos de perigo e dar condições de navegabilidade para as nossas crianças e jovens. A FESPORTE faz um trabalho muito bom em todas as modalidades desportivas na Cidade de Macaé e interessa muito a ela que esse projeto seja um sucesso, resultando em participações de jovens atletas do local nos Jogos Olímpicos de 2016. Vamos dar início ao Projeto em janeiro, com a capacitação dos profissionais envolvidos e, em fevereiro, com o cadastramento e avaliações das crianças e jovens de 10 a 16 anos das escolas públicas locais que atenderemos”.  

Segundo o Superintendente Rodrigues, o Rio São Pedro, em Glicério, localizada na região serrada de Macaé, além de ser bom para a prática de Canoagem Slalom é um local com imenso potencial turístico desportivo.

“O Rio São Pedro assemelha-se ao Rio Paranhana, na Cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, onde são exploradas as atividades de rafting e canoagem já há muito tempo. A grande diferença é que o Município de Três Coroas investiu na alocação das pedras no leito do Rio Paranhana, deixando-o mais seguro e possibilitando a navegabilidade com os turistas através dos botes de rafting. Se um dia o Município de Macaé resolver investir nesta reorganização das pedras no leito do rio, transformará a região serrana em um importante pólo de turismo aventura do Brasil, talvez o maior, porque as belezas locais são incomensuráveis. Seria possível um passeio embarcado de Glicério ao Trapiche em um percurso aproximado de 6 km entre as belíssimas serras de Macaé ”.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook