Ciclismo de estrada têm percursos definidos para 2016

Atletas terão que pedalar até 256,4km para conseguir conquistar uma medalha. Trecho de paralelos (pedras) também faz parte do percurso / Foto: CBC / Divulgação

Rio de Janeiro - Os atletas do Ciclismo de Estrada masculino e feminino conheceram os percursos das provas de Contra-Relógio Individual e Resistência (masculino/feminino) que compõem o programa olímpico. A informação foi divulgada nesta terça (9) pela União Ciclística Internacional (UCI) e Comitê Organizador Rio 2016.
 
Entre os destaques estão às provas de resistência, que são características por sua alta quilometragem. No Rio, os ciclistas terão que pedalar por 256,4km, na prova masculina, e 130,3km na feminina. O percurso foi estabelecido após um minucioso estudo da região e atravessará pontos importantes da cidade maravilhosa como Copa Cabana e Ipanema. A largada e chegada serão no Aterro do Flamengo. A prova também vai incluir trechos em paralelo (pedras) e subidas íngremes que chegam a 13% de inclinação.
 
A prova de Contra-Relógio Individual também já tem o seu trajeto definido. O circuito terá uma distância de 29,8km com largada e chegada na Praça Tim Maia, que fica na Praia do Pontal. Os homens vão percorrer duas voltas, enquanto as mulheres percorrem uma volta.
 
O presidente da UCI, Brian Cookson, comentou sobre os trabalhos para Rio 2016: “A UCI tem trabalhado com o Comitê Organizador Rio 2016 em conjunto com o Prefeito Paes na definição dos trajetos das provas de ciclismo de estrada e fiquei feliz com o que ficou decidido. A disputa mistura alguns das paisagens mais emblemáticas da cidade do Rio de Janeiro, incluindo algumas partes que realmente vão testar os atletas”, declarou Cookson.