Isabella Lacerda e Raiza Goulão competem no exterior visando Rio 2016

Raiza Goulão / Foto: Luiz Barra / Divulgação

Rio de Janeiro - A busca por pontos para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro segue intensa para as ciclistas do Shimano Sports Team, Isabella Lacerda (LM/Sense de MTB) e Raiza Goulão (Specialized Racing BR). Neste fim de semana, as duas terão mais um desafio valendo pontos para os rankings UCI (União Ciclística Internacional).
 
Enquanto a mineira Isabella competirá a Taça Portugal de XCO, ofertando 60 pontos nos rankings internacionais aos campeões, a goiana Raiza terá pela frente a Copa Chile Internacional, valendo 30 pontos para os vencedores. Já a paulista Sabrina Gobbo (Trek/Shimano/Pearl Izumi) representará o Brasil no Pan-Americano X-Terra realizado na Costa Rica, onde fará a estreia do grupo XTR Di2 em sua bike.
 
Atual número dois do Brasil nos rankings internacionais, Isabella Lacerda segue na Europa e disputa neste domingo (20) mais uma etapa da Taça Portugal de XCO. O desafio dessa vez será em Marrazes, no estado de Leiria, local que sedia a segunda etapa da competição portuguesa. "Sigo motivada na busca pela vaga olímpica. O ciclo será encerrado no fim de maio deste ano. Então, até lá, todos os pontos somados podem ser decisivos", destaca Isabella Lacerda.
 
A mesma estratégia, de acumular pontos em provas no exterior, vale para Raiza Goulão, líder do País nos rankings UCI. A ciclista segue no Chile, após ter vencido a Copa Lippi em Santiago, no domingo (13). A Copa Chile Internacional, será realizada no Cerro Condel, em Curico, neste domingo. "Será mais uma prova importante neste fim de ciclo olímpico, visando Rio 2016. Também servirá como preparação para o Campeonato Pan-Americano de MTB, no fim deste mês, na Argentina", avalia Raiza.
 
Pan-Americano de X-Terra - A triatleta Sabrina Gobbo também representará o Brasil e a marca no exterior. A paulista está na Costa Rica, onde será realizada a primeira etapa do Pan-Americano de X-Terra, na cidade de Conchal. Na elite feminina, Sabrina terá pela frente 1.500 metros na natação, 30 Km de ciclismo e 10 km na corrida de montanha. No pedal, a atleta usará pela primeira vez os componentes XTR Di2. "Minha bike foi montada há poucos dias. Dei apenas uma volta até agora, é tudo novo para mim. Acredito que funcionará bem e me ajudará muito em termos de performance, além de eu ter um gasto menor de energia. Estou ansiosa para minha primeira prova com o grupo top de linha para MTB da Shimano", avalia Sabrina.
 
"A preparação foi a mesma independentemente de ser uma prova fora do País. O que muda será a concorrência, que promete ser mais forte do que no Brasil. Por ser o primeiro ano de Campeonato Pan-Americano será bem concorrido", conta Sabrina. "Não costumo olhar a lista de inscritas, mas sei que será bem difícil. Gostaria de ir bem e estar no pódio, mas não sei quais são as possibilidades ainda. Por isso, prefiro não colocar uma colocação como meta", completa.
 
Volta Ciclística de Guarulhos - A Grande São Paulo recebe neste fim de semana a primeira edição da Volta Ciclística Internacional da Cidade de Guarulhos, no sábado e domingo (19 e 20). A equipe Funvic Soul Cycles & Carrefour, patrocinada pela Shimano, é a principal favorita ao título da prova. No primeiro dia haverá a prova de criterium com a duração de 60 minutos, disputada em circuito curto e fechado ao trânsito, de 2 km por volta. O encerramento será na manhã do domingo, quando os atletas pedalarão 131 km, com distância percorrida de 65 km em linha e mais 22 voltas de 3 km.
 
Entre os destaques também está o Suporte Neutro da Shimano. Reconhecido no mundo inteiro por sua excelência e presente nas principais provas de ciclismo do Brasil, o serviço contará com oito pessoas (três mecânicos e cinco motoristas) divididas em três carros. Os veículos estarão equipados com rodas, peças de reposição e bicicletas reservas para dar atendimento aos ciclistas que estiverem em necessidade na prova. Os carros neutros da Shimano cobrirão somente o percurso do domingo.
 
"Igual fazemos nas principais voltas de ciclismo ao redor do mundo, estaremos presentes na Volta Ciclística de Guarulhos com o nosso serviço do Suporte Neutro. Esse trabalho é feito para todas as equipes, independentemente dos componentes que os ciclistas usem em suas bicicletas. Ou seja, de uma forma neutra, como o próprio nome do serviço já diz, damos auxílio aos competidores", afirma Mateus Ferraz, responsável pelo Suporte Neutro Shimano na prova.
 
Copa Big Mais - Atual líder do ranking nacional, após vencer a abertura da Copa Internacional de MTB, o mineiro Mario Couto (LM/Sense de MTB) também estará em ação no domingo. Mario disputará a Copa Big Mais de mountain bike, em Governador Valadares (MG), com o objetivo de se manter à frente no ranking. A prova no leste de Minas Gerais terá dois percursos: o completo de 52 km, válido para a categoria do atleta Shimano, a júnior, e outro reduzido, de 30 km.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook