Obra do velódromo está atrasada e empresa está em recuperação judicial

Velódromo da Rio 2016 está atrasado em relação ao seu cronograma; ao fundo, halls olímpicos em fases mais adiantadas de construção / Foto: Divulgação / Portal Brasil 2016

Rio de Janeiro - O mais novo pepino na preparação do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016 tem nome e localização exatos: o velódromo, que fica no Parque Olímpico, zona Oeste da cidade. A pista de ciclismo está oficialmente atrasada e alguns sinais dados pela construtora responsável pelo projeto dão conta de que ela não conseguirá seguir o cronograma. 

A empresa, Tecnosolo Serviços de Engenharia, está em recuperação judicial, por não ter tido condições financeiras de arcar com os contratos estabelecidos. A recuperação é um passo importante para evitar a falência e é nela que se traçam os planos para isso. 

Nesse estado desde 2012, a construtora ainda assim ganhou a licitação para a construção do velódromo, no fim de 2013. Outra concorrente foi à Justiça pedir a desclassificação da empresa alegando tal condção econômica, mas o recurso não obteve deferimento e as obras tiveram início em fevereiro de 2014. 

Aí tiveram início os problemas. Primeiro a RioUrbe (Empresa Municipal de Urbanização) afirmou que a Tecnosolo não havia entregue os documentos necessários para por o projeto do velódromo em prática. Com a pressão, os papéis foram entregues, mas o ritmo no canteiro de obras do local permaneceu lento em comparação com as outras obras do Parque Olímpico. 

Com os atrasos visíveis, em dezembro do ano passado o prefeito Eduardo Paes foi obrigado a admitir oficialmente. "Não é uma tragédia. Recupera-se isso facilmente", disse à época.

Agora, mesmo com o otimismo do prefeito, a RioUrbe voltou a notificar a Tecnosolo. Foram registrados "constantes descumprimentos de prazos" em diversas etapas, desde a fabricação de pré-moldados, até a mobilização de pessoal e entrega de relatórios. 

O próximo passo, caso a empresa não consiga corrigir os atrasos apontados pela empresa municipal, é multa ou "sanções contratuais e legais". 

O cronograma final para o velódromo é dezembro de 2015. 

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook