Ricardo Pscheidt tem importante desafio em busca de vaga na Rio 2016

 Equipe Funvic - Soul Cycles na Turquia  / Foto: Divulgação

Costa Rica - Atual número dois do Brasil no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional) de cross country olímpico (XCO), o catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) disputa neste domingo (1º/5) a Fecha Copa Nacional, em Alajuela, na Costa Rica.
 
Definida como classe 1 na UCI, a competição ofertará 60 pontos aos campeões, pontuação que poderá fazer a diferença no ranking dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Enquanto Pscheidt representa o País no exterior, o catarinense Lucas Borba (Audax/Shimano), também integrante do Shimano Sports Team, terá pela frente a abertura da terceira edição do Brasil Enduro Series, em Campos do Jordão (SP).
 
Um bom resultado na Costa Rica poderá ajudar Ricardo Pscheidt a conquistar a segunda vaga brasileira no XCO da Rio 2016. Com Henrique Avancini já classificado, a briga de Pscheidt está polarizada com o mineiro Rubinho Valeriano, que tem apenas 34 pontos à frente do catarinense. "Espero fazer uma boa prova e obter um resultado de destaque, para poder somar o máximo do pontos nos rankings internacionais", avalia o atleta Shimano.
 
Na Costa Rica, Pscheidt enfrentará adversários da Guatemala e Honduras, além dos ciclistas locais, sendo ele o melhor atleta ranqueado entre os inscritos. A competição será disputada no circuito chamado de Waza Waza, com extensão de 4,2 km, tendo o calor e o terreno solto e seco como principais características. Desde 2014 sem receber provas, o Waza Waza recebeu adaptações da organização, como a construção de rampas e pontes, para aumentar o grau de dificuldade. 
 
"Além do calor, que já é esperado, é possível que tenhamos chuva e, em consequência, haja lama no circuito. Espero uma prova muito disputada. Pelo o que vi durante a realização do Campeonato Pan-Americano de MTB, no começo do mês na Argentina, há pelo menos quatro ciclistas costarriquenhos que pedalam em muito bom nível", destaca o experiente atleta, que pedalará com sua bike equipada com os componentes eletrônicos XTR Di2 de troca de marchas.
 
Brasil Enduro Series - O catarinense Lucas Borba disputa neste fim de semana o Brasil Enduro Series, competição pioneira de MTB enduro no Brasil. Mesmo não sendo sua especialidade, que é o downhill (DH), Lucas encara o desafio contra os principais pilotos da modalidade no País. O evento contará com quatro especiais cronometradas, abertas no sábado (30) para treino, enquanto no domingo serão feitas as tomadas oficiais de tempo para a definição dos campeões no Zoom Bike Park.
 
"Apesar de a competição ser em um bike park, as pistas serão todas novas para a abertura do BES. Todos os atletas da elite brasileira de enduro estarão lá, o que será muito bom para a competição", conta Lucas. "Essa não é a modalidade que pratico e tenho como especialidade, mas posso usá-la como treino para o downhill. É sempre bom estar correndo as provas, que tem um nível diferente dos treinos. Na terça-feira que vem, dia 3, embarco para a Europa, onde vou competir duas provas do Campeonato Catalão de downhill, o que me ajudará na preparação física", complementa.
 
Tour da Turquia - Após a realização de seis das oito etapas do Tour da Turquia, o espanhol Antonio Piedra segue como destaque da Funvic - Soul Cycles, equipe de São José dos Campos que conta com os componentes Shimano Dura-Ace Di2 e mecânico, no top 30 da competição. A competição segue neste sábado com 128,6 km entre os municípios praianos de Fethiye e Marmamis, para ser encerrada no domingo com 201,7 km ligando Marmamis até Selçuk, importante cidade no turismo turco.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook