STJD aplica maior suspensão da história do ciclismo brasileiro

Uênia participava também de torneios internacionais e está fora da Rio 2016 / Foto: Strava / Gruber Images

Rio de Janeiro – A ciclista Uênia Fernandes de Souza foi julgada culpada pelo uso de doping e recebeu uma sentença do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que acabou por ser a maior da história da modalidade no Brasil. O plenário de Curitiba decidiu suspender a atleta por quatro anos.
 
Uênia foi flagrada em exame antidoping feito fora do período de competição, no dia 29 de setembro de 2015. A partir de novembro ela foi preventivamente suspensa pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e pelo STJD.
 
A ciclista testou positivo para a substância Eritropoietina (EPO) e, julgada em primeira instância no dia 10 de dezembro, acabou absolvida. A defesa argumentou que o procedimento que coletou sua amostra não foi feito sob os padrões internacionais.
 
A decisão foi, porém, recorrida tanto pela procuradoria do STJD quanto pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O novo julgamento, concluído ontem, reformou a decisão de primeira instância e acatou o recurso de condenação, cominando a pena em quatro anos.
 
“A legislação ficou ainda mais rígida a partir de janeiro de 2015 e a fiscalização tende a aumentar. A pena reflete o rigor com que devem ser e serão tratados os casos de dopagem”, argumentou o presidente do STJD do Ciclismo, Marcelo Salomão, ao comentar a nova sentença.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook