Tachinhas jogadas na pista furam pneus de atletas no evento-teste

Atleta brasileiro foi eliminado da prova porque seu pneu furou duas vezes com as tachinhas jogadas na pista / Foto: Alex Ferro / Rio 2016

Rio de Janeiro - Os ciclistas que participaram do evento-teste da prova de estrada no último domingo, no Rio, tiveram que enfrentar, além dos obstáculos naturais do percurso, um problema bem incomum: tachinhas. Alguns dos participantes apontaram que os pequenos objetos, atirados na pista, prejudicaram o rendimento da prova. 
 
Em alguns casos, segundo relatos, os pneus das bicicletas chegaram a furar. Com isso, os atletas perderam tempo precioso e acabaram eliminados pela organização - por regra, quem fica a mais de 10 minutos do primeiro pelotão está automaticamente fora. 
 
O ciclista brasileiro Antonio Garnero, conhecido como Pippo, foi um dos prejudicados pelas tachinhas. Quanto ele estava próximo à Prainha, sentiu o pneu dianteiro furado. O atleta conta que conseguiu pedalar com o pneu murcho por certo tempo mas, num trecho de paralelepípedo a situação ficou inviável. 
 
"Constatamos que os furos foram pela tachinha. É raro, mas aconteceram alguns casos na Volta da França de espectadores que jogaram por maldade. A maioria do público tem um espírito bem participativo e gosta de ver o esporte. Infelizmente, tem quem se sinta incomodado e prefira prejudicar os atletas", relata Pippo ao GloboEsporte.com. 
 
Para ele, a situação denota certa tristeza, ainda mais porque o atleta havia se preparado para chegar bem na prova. "É muito triste, porque fiz uma preparação de meses para estar à altura dos competidores internacionais. Ter uma prova prejudicada por brasileiros é algo muito ruim. Eram quatro, cinco, seis ciclistas com pneu furando no mesmo momento e alguns não conseguiram continuar. Quando fui pegar minha bicicleta depois, ainda tinha tachinha grudada", lembra. 
 
O pior foi que, após trocar seu pneu, Pippo conseguiu retomar seu ritmo e, mais à frente, na volta seguinte, teve o pneu furado pelas tachinhas mais uma vez. O brasileiro acabou retirado da prova logo em seguida, por ter ficado distante do pelotão.
 
Veja Também: