Abertura do Paulista de Resistência será neste domingo, no Vale do Paraíba

O argentino Francisco Chamorro vence a décima edição da Copa da República / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoSão José dos Campos - A temporada 2012 do ciclismo paulista começa neste domingo, dia 5 de fevereiro, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Trata-se da prova de Abertura do Campeonato Vale-Paraibano de Ciclismo, também válida pela 1ª etapa do Paulista de Resistência, que reunirá os principais nomes do esporte no estado. O evento valerá pontos no ranking nacional para as categorias Elite, Junior, Juvenil e Infanto-Juvenil, masculino e feminino.

Serão seis baterias, com início às 8h, na Avenida Teotônio Vilela (Em frente ao Paço Municipal) - São José dos Campos. O evento é uma realização do Clube de Ciclismo de São José dos Campos e da Líder - Liga de Desportos de Rendimento e de Base da Capital Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O evento é aberto para todos os atletas e equipes de todo o país, que estejam filiados às entidades representativas da modalidade. Das categorias Elite masculino e Feminino, só participarão atletas confederados com a apresentação da licença da CBC, sendo que atletas avulsos poderão estar se filiando. Equipes ou clubes da região só poderão participar oficialmente se estiverem inscritos na LIGA.

Com isso, os principais nomes do ciclismo nacional estarão presentes na prova de abertura da temporada, com destaque para o argentino Francisco Chamorro, vencedor da Copa da Republica e da Copa América de Ciclismo, esta válida para o ranking da União Ciclística Internacional.

As inscrições serão feitas no dia da prova, com taxa de R$ 20,00 mais um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão ou óleo). Isto valerá para todas as categorias, com exceção da Fraldinha, que não pagarão taxa de inscrição, só deverão fazer a doação de alimento. Vale lembrar que não serão aceitos pagamentos de taxas de inscrições posteriormente. Portanto, a equipe ou atleta deverá pagar ou deixar um cheque caução da taxa de inscrição, onde o mesmo será depositado até no máximo Sexta-Feira, dia que antecede a próxima etapa.

A programação oficial prevê seis baterias, envolvendo todas as categorias inscritas. A ordem é a seguinte: 1ª Bateria (horário previsto de largada às 8hs), Fraldinha m/f 1/4 de volta; Mirim m/f, 1 volta; Infantil m/f 2 voltas; Paraolímpico e Handbike, 30 min.; 2ª Bateria (horário previsto de largada às 8h40 min.), Master C, 50 min., Master B, 50 min., Juvenil m/f, 50 min.; Infanto-Juvenil m/f, 45 min.; 3ª Bateria (horário previsto de largada às 9h40 min.), Elite masculino, 1h50min; Elite feminino, 1h; Sênior B, 1h20min; 4ª Bateria (horário previsto de largada às 11h 20min.), Master A, 1h10min; Junior feminino, 30 min.; Junior masculino, 1h; 5ª Bateria (horário previsto de largada às 11h50 min.), Sub 30, 1h30min; Universitários; 6ª Bateria (horário previsto de largada às 13h30 min., podendo adiantar 30 min.), Sênior A, 1h30min; MTB Elite, 45min; Estreantes, 30 min.; MTB feminino, 30 min.; Dúvidas sobre as categorias poderão ser sanadas na Líder, ou no site da FPCiclismo.