Alberto Contador pega 01 ano de suspensão

Alberto Contador, vencedor em 2009 e 2010 da Volta ao Algarve, pode tornar-se o segundo ciclista a perder o título da Volta a França por doping / Foto: Recoma/DivulgaçãoAlberto Contador, vencedor em 2009 e 2010 da Volta ao Algarve, pode tornar-se o segundo ciclista a perder o título da Volta a França por doping / Foto: Recoma/DivulgaçãoSão Paulo - O ciclista Alberto Contador já foi informado pela Federação Espanhola de Ciclismo que vai ser suspenso por um ano, depois deste ter acusado uma substância proibida, em níveis acima da média, na última Volta a França. Contador tem dez dias para apresentar as suas alegações e a decisão final deve ser anunciada dia 9 de Fevereiro.

Segundo fontes da federação espanhola ouvidas pela agência EFE, esta foi a punição do Comitê de Competição da Real Federação Espanhola de Ciclismo, que se reuniu na sede da entidade com o advogado do ciclista, apesar do seu conteúdo não ter sido revelado oficialmente. A decisão foi comunicada na última quarta-feira ao ciclista, que agora tem 10 dias para recorrer da punição, que automaticamente retira o título conquistado no Tour de 2010.

Contador, de 28 anos, afirmou que foi vítima de contaminação alimentar e que o motivo teria sido a carne que havia consumido no dia anterior. De acordo com a imprensa espanhola, o fato de “ninguém ser capaz de confirmar que a substância entrou no corpo do ciclista via intravenosa e sendo a porcentagem detectada relativamente pequena”, significa que o desempenho do ciclista não teria melhorado. Assim, estes poderão ser os termos do recurso apresentado pelo ciclista da SaxoBank junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Alberto Contador, vencedor em 2009 e 2010 da Volta ao Algarve, pode tornar-se o segundo ciclista a perder o título da Volta a França por doping. Em 2006, o norte-americano Floyd Landis foi acusado pelo uso de testosterona sintética e acabou desclassificado, deixando o título para o espanhol Óscar Pereiro.