Atletas fazem reconhecimento da pista do Pan-Americano

Treinos Oficiais   / Foto: Giovani Almeida/Ladeira HillTreinos Oficiais / Foto: Giovani Almeida/Ladeira Hill

Americana - Os principais pilotos do continente realizaram nesta quinta-feira, 23 de maio, os primeiros treinos oficiais do campeonato, na Pista de Bicicross Municipal de Americana, localizada no Complexo Esportivo Ayrton Senna. 
 
A competição é uma das que mais somam pontos no ranking mundial classificatório para Tóquio 2020, motivo suficiente para justificar a alta concorrência em cada uma das categorias em disputa.
 
“Esse primeiro treino oficial serviu para os atletas terem uma avaliação mais detalhada da pista. Principalmente após chegarem de viagem, é importante essa aproximação com os traçados e características do circuito. Fizemos um trabalho de restauração bastante trabalhoso, visando deixar a pista com a melhor qualidade possível, proporcionando segurança e agilidade para os competidores”, declarou Kleber Santos, Coordenador do BMX na CBC.
 
O evento será dividido em duas grandes competições. No sábado, 25, será disputado o Campeonato Pan-Americano, enquanto no domingo, 26, os pilotos disputam a 4ª etapa da Copa Latino-Americana, ambas as provas serão decisivas para contribui com a classificação olímpica dos países participantes.
 
No Pan, os pilotos serão divididos em 50 categorias. Ao todo, serão 150 medalhas em jogo, além de troféus e premiação em dinheiro para os primeiros colocados. O Brasil será o país com maior quantidade de pilotos no Campeonato Pan-Americano, serão 495 atletas no total. Entre as maiores delegações estão o Chile (85 pilotos), Colômbia (63 pilotos), Equador (61 pilotos), e Bolívia (45 pilotos).
 
Abertura Solene - Com presença de autoridades locais e internacionais, o Pan-Americano foi oficialmente aberto na noite desta quinta-feira, 23, através de uma solenidade que contou com diversas ações envolvendo os competidores. Um dos principais momentos, foi durante a apresentação da ex-The Voice Kids, Sofia Nunes, que cantou o hino nacional e emocionou o público presente.
 
Outro momento de grande destaque, foi durante a apresentação de um grupo de dança, onde todos os países inscritos no campeonato foram representados por um membro da companhia, fazendo uma saudável conexão entre o esporte, a arte e a cultura.
 
Para o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, valorizar os atletas e incluí-los em um ambiente alegre, de confraternização, contribui para uma competição saudável, onde a rivalidade fica apenas dentro da pista.
 
“É importante explorarmos esses tipos de ações. Ajuda a quebrar o clima de ansiedade dos atletas, além de propiciar um momento único de confraternização entre os países. O Pan é uma das principais competições do nosso continente e por isso merece um cuidado especial. A confederação agradece a presença de todas as delegações e deseja boa sorte para todos os pilotos”, destacou Vasconcellos.
 
Nesta sexta-feira, 24, os treinos oficiais continuam. Todas as categorias terão acesso a pista a partir das 09h. O Congresso técnico acontece às 19h, no Teatro de Arena Elis Regina, localizado na Rua Sergipe, Chácara Machadinho, ao lado da Pista de Bicicross. Até domingo, os portões do local de prova serão abertos diariamente às 08h e a entrada é totalmente gratuita.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook