Brasil começa a disputar Mundial de Ciclismo na sexta-feira

Gideoni Monteiro compete no Sub-23 / Foto: CBC / Divulgação Dinamarca - O time brasileiro de ciclismo estreia nesta sexta-feira, dia 23 de Setembro, no Campeonato Mundial de Estrada, que ocorre até domingo, dia 25, na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Os ciclistas do País competem nas provas de estrada de Elite (masculino e feminino) e sub-23 (masculino). O campeonato teve início na segunda-feira (19) e os primeiros dias foram destinados ao contra-relógio, sem participação nacional.

O objetivo é somar pontos para o ranking e chegar em ritmo de competição nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no mês que vem. Entre os destaques da equipe estão Gregolry Panizo (DataRO), atual campeão pan-americano, Luciene Ferreira (Funvic-Pindamonhangaba), líder do ranking brasileiro, e Gideoni Monteiro (Team Brilla), campeão pan-americano sub-23 de Estrada. Outro destaque é Rafael Andriato, um dos melhores da temporada Sub-26 italiana.

"O campeonato mundial será uma experiência única para todos os participantes. O percurso é muito longo e, apesar de ser totalmente plano, teremos de enfrentar uma velocidade muito alta durante a prova, o que pode causar um grande desgaste. Desta forma, precisamos ficar atentos, procurar estar sempre bem posicionados para não perder contato com o pelotão principal e assim terminar na melhor colocação possível", analisou Rafael Andriato.

A primeira participação brasileira será na sexta-feira (23) na categoria Sub-23, com Gideoni Monteiro (Team Brilla) e Alexandre Manarelli (Generalli-Ballan), percorrendo 168 quilômetros. No sábado (24), Flavia Oliveira (Vaiano Solaristech), Luciene Ferreira (Funvic-Pindamonhangaba) e Márcia Fernandes (São Jose dos Campos) pedalam 140 quilômetros na disputa da Elite Feminina.

O Brasil finaliza sua participação na prova de Elite Masculino, no domingo (25), com Rafael Andriato (Petroli Firenze), Otavio Bulgarelli (ISD Cycling Team) e Gregolry Panizo (DataRO). Os atletas terão pela frente 266 quilômetros, divididos em 17 voltas em um circuito de 14 quilômetros e 28 quilômetros na estrada até o centro da capital dinamarquesa.

A seleção brasileira de estrada é comandada pelos técnicos Antônio Carlos Silvestre (masculino) e Cássio de Paiva Freitas (feminino).

Equipe:

Masculino

Elite
Rafael Andriato (Petroli Firenze)
Otavio Bulgarelli (ISD Cycling Team)
Gregolry Panizo (DataRO)

Sub-23
Alexandre Manarelli (Generalli-Ballan)
Gideone Monteiro (Team Brilla)

Feminino
Flavia Oliveira (Vaiano Solaristech)
Luciene Ferreira (Funvic-Pindamonhangaba)
Márcia Fernandes (São Jose dos Campos)

Cronograma do Brasil no Campeonato (Horário de Brasília):
23 Setembro

8h00-12h15 - Estrada Sub-23 Masculino - 168 km (12 x 14km)
24 Setembro
8h30-12h15 - Estrada Elite Feminino - 140 km (10 x 14km)
25 Setembro
5h00-9h05 - Estrada Elite Masculino - 266 km (17 x 14km + 28km)