Brasil se destaca com maior numero de provas de Moutain Bike

Mountain Bike brasileiro lutara por vagas para as Olímpiadas de Londres /  Foto: DivulgaçãoSão Paulo - Visando uma reforma geral no Ciclismo Mountain Bike a Confederação Brasileira de Ciclismo vem investindo pesado na modalidade em busca de bons resultados nos Jogos Olímpicos de Londres. Desde as categorias de base, vários trabalhos já estão sendo realizado, com clínicas nacionais e intercambio, proporcionando ao futuro atleta do Brasil participar de competições internacionais e poder ter o convívio com grandes estrelas do Mountain Bike mundial.

Mesmo com este grande foco nas categorias de base, a CBC não esqueceu os atletas de auto rendimento, prova disso foi a introdução de 12 competições de MTB no calendário da União Ciclística Internacional, colocando o Brasil entre os países com maior quantidade de provas válidas pelo ranking internacional.

Entre as doze competições que fazem parte do calendário da UCI teremos nove delas contando pontos para a classificação olímpica, com isso o Brasil participará com muito mais atletas e terá o dobro de chances de somar pontos para a classificação das olimpíadas.

Confira quais competições estarão incluídas no ranking com classificação olímpica:

1.Taça Brasil de MTB XCO – Londrina                                                                                        13/03
2.International MTB Cup - Araxa - Araxá - Minas Gerais – Brasil                                       16/04 à 17/04
3.Taça Brasil de MTB XCO – Londrina                                                                                        22/05
4.International Cup - Sao Lourenço - São Lourenço - Minas Gerais – Brasil                        18/06 à 19/06
5.Copa Santa Catarina de MTB - Balneário Camboriú                                                                  02/07
6.Taça Brasil de MTB XCO – Londrina                                                                                        09/10
7.International MTB Cup - Congonhas - Congonhas - Minas Gerais                                               21/08
8.Copa Internacional de MTB – Londrina                                                                                    18/09
9.Copa Santa Catarina de MTB - Balneário Camboriú                                                                  03/07
 
Essas competições de nível olímpico criadas pela CBC vêm crescendo de forma nunca vista em nosso país e será um trampolim para melhorarmos nossa posição em competições internacionais. Até Londres 2012 o Brasil terá grandes chances de subir sua posição no Ranking e conquistar vagas importantes para seus atletas, graças a essas competições que farão parte do Ranking UCI 2011.

Entenda como vai funcionar a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012:

O critério escolhido para os Jogos Olímpicos de Londres será a classificação do ranking UCI por nação e não por atleta. No total o Mountain Bike levará para Londres 80 atletas distribuídos entre 50 atletas no masculino e 30 no feminino.

Os países que conquistarem melhor colocação poderão levar no máximo três atletas.

(Masculino)

• Os cinco primeiros países do ranking UCI (masculino) terá o direito de levar três atletas;
• Do sexto ao décimo terceiro levarão dois atletas;
• Do décimo quarto ao vigésimo quarto um atleta.

OBS: As oito vagas que restantes serão selecionadas de acordo com os campeões e vice das Américas, Ásia, África e Oceania.

(Feminino)

• Os oito primeiros países do ranking UCI por nação (Feminino) levará duas atletas;
• Do nono ao décimo oitavo lugar levará uma atleta;

OBS: As quatro vagas restantes serão selecionadas de acordo com as campeãs continentais das Américas, Ásia, África e Oceania.

O mountain bike é hoje uma peça fundamental para o centro ciclístico do Brasil, a modalidade movimenta boa parte do mercado brasileiro de bicicletas, criando uma autonomia de grande porte e sustentabilidade. Várias equipes estão surgindo e uma nova safra de atletas também vem sendo trabalhada com seriedade e compromisso para o futuro do nosso país. Um trabalho com o objetivo de colocar o mountain bike brasileiro entre os primeiros lugares, nas competições mais importantes do Brasil e do mundo.

A Confederação Brasileira de Ciclismo tem como grande objetivo o investimento na modalidade, não só em competições, mas também nos atletas de ponta e na formação de novos talentos que é de fundamental importância para o sucesso de qualquer modalidade, fortalecendo de todas as formas o mountain bike do Brasil.