Brasileiros dominam a quarta etapa, mas colombianos lideram Tour do Rio 2011

O Brasil fez dobradinha no pódio da mais longa e difícil etapa do Tour do Rio 2011: os 193km de serra entre Teresópolis e Rio das Ostras / Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NETRio de Janeiro - O Brasil fez dobradinha no pódio da mais longa e difícil etapa do Tour do Rio 2011: os 193km de serra entre Teresópolis e Rio das Ostras. Magno Nazaret e Antônio Nascimento, companheiros na equipe FUNVIC/Pindamonhangaba, foram os dois primeiros, seguidos pelo americano Tyler Wiren (Jamis Sutter Home Pro Cycling).

 Nazaret, campeão brasileiro na modalidade Contra o Relógio em 2011, cumpriu o trecho em 4h41min15s. Nascimento e Wiren marcaram 4h41min25s. A velocidade média foi 41,1km/h.

“Foi a corrida mais difícil do ano. Teve horas na prova em que pensei em desistir. A dois quilômetros da chegada, estava esgotado e sem forças, quase diminuí o ritmo. Mas o povo na rua me incentivou e me levou ao final”, disse Nazaret. “A equipe trabalhou forte para que o Tonho levasse as metas de montanha. Quando faltava 20km para o final, resolvi partir do pelotão e avançar”, completou.

Antônio “Tonho” Nascimento venceu os dois prêmios de montanha intermediários durante o trecho e recuperou a camisa branca de bolas vermelhas de melhor montanhista da competição, desbancando o favoritismo dos colombianos. O brasileiro Renat Seabra (Dataro/Foz do Iguaçu), que vestiu a camisa nesta etapa, se acidentou em uma das curvas da estrada Mury-Lumiar e passará a noite no hospital para avaliar a lesão no quadril.

“É uma honra vestir essa camisa. O Tour do Rio é um evento maravilhoso, muito bem organizado e com atletas fortes. Ser o Rei da Montanha é especial”, disse Tonho, que ficará em definitivo com o titulo simbólico já que na última etapa, toda plana, não há metas de montanha a serem alcançadas. Tonho é o brasileiro mais bem colocado no ranking geral, em quinto lugar.

O argentino Edgardo Simon (Padaria Real/Sorocaba) continua com a camisa verde de melhor velocista, enquanto o colombiano Juan Suarez (EPM Colômbia) segue liderando a competição na classificação geral e largará para a última etapa com a camisa amarela.

A arena do Tour do Rio foi montada na Lagoa de Iriri e levou um grande público ao local neste sábado de sol. Ciclistas mirins, acompanhados de seus pais, deram tratamento de ídolo aos atletas, que não se cansaram de posar para fotos e dar autógrafos. No Adeus Rodinhas, o projeto de iniciação ao ciclismo promovido pelo Tour do Rio, centenas de crianças de cinco a 12 anos participaram das oficinas.

A quinta e última etapa do Tour do Rio 2011 terá 183,9km entre Rio das Ostras e a Quinta da Boa Vista/RJ, passando pela ponte Rio-Niterói. A largada em Rio das Ostras será às 7:00, com chegada prevista na Zona Norte do Rio às 11h. A partir das 9h haverá no local o Adeus Rodinhas.

RESULTADOS – TOUR DO RIO:

Quarta etapa / Teresópolis-Rio das Ostras / 193km / 41,17km/h
1. Magno Nazaret (FUNVIC/Pindamonhangaba / BRA) - 4h41min15s
2. Antonio Nascimento (FUNVIC/Pindamonhangaba / BRA) – 4h41min25s
3. Tyler Wren (Jamis Sutter Home Pro Cycling / EUA) – 4h41min25s
4. Jaime Castaneda (EPM UNE Colômbia / COL) – 4h41min25s
5. Javier Gomez (EPM UNE Colômbia / COL) – 4h41min25s
6. Juan Suarez (EPM UNE Colômbia / COL) – 4h41min25s
7. Flavio Reblin (Memorial/Santos / BRA) - 4h41min25s
8. Ibon Zugasti (MMR Spiuk Start Cycling / ESP) – 4h41min25s
9. Josep Constantino (MMR Spiuk Start Cycling / ESP) – 4h41min25s
10. Adélio Silva (FUNVIC/Pindamonhangaba / BRA) – 4h41min25s

Classificação geral após quatro etapas:
1. Juan Suarez (COL / EPM UNE Colômbia)
2. Jaime Castaneda (COL / EPM Colômbia)
3. Edward Beltran (COL / EPM UNE Colômbia)
4. Javier Gomez (COL / EPM UNE Colômbia)
5. Antonio Nascimento (BRA / FUNVIC/Pindamonhangaba)

Classificação geral de montanha após quatro etapas:
1. Antonio Nascimento (BRA / FUNVIC/Pindamonhangaba), 26 pontos
2. Ibon Zugasti (ESP / MMR Spiuk Start Cycling), 12 pontos
3. Juan Suarez (COL / EPM UNE Colômbia), 10 pontos

Classificação geral de velocidade (sprint) após quatro etapas:
1. Edgardo Simon (ARG / Padaria Real/Caloi/Céu Azul/Sorocaba), 24 pontos
2. Rafael Andriato (BRA / Petroli Firenze), 19 pontos
3. Jaime Castaneda (COL / EPM UNE Colômbia), 15 pontos

Próxima etapa:
 
31/7
Trecho 5 – 183,9km
Rio das Ostras – Quinta da Boa Vista/Rio de Janeiro
Largada às 7:00 na Lagoa Iriri
Chegada prevista 11:20 na Quinta da Boa Vista