Britânicos confirmam favoritismo no teste do Velódromo de Londres 2012

A Copa Mundial de Ciclismo em Pista da UCI, 2011-2012 terminou com a esperada vitória da equipe britânica  / Foto: Divulgação / UCI Londres - A Copa Mundial de Ciclismo em Pista da UCI, 2011-2012 terminou com a esperada vitória da equipe britânica. A competição serviu também como um evento teste para os próximos Jogos Olímpicos, no moderno velódromo construído para as olimpíadas.

Na classificação geral para as séries, a Alemanha venceu com 291 pontos, graças às vitórias em Astana e Cali. Disputando os títulos da Copa do Mundo, a França ficou em segundo lugar com 247 pontos e a Austrália terminou com 241.  

A avaliação final das competições realizadas na capital britânica, onde a popularidade do ciclismo mundial continua a crescer, foi extremamente positiva. A qualidade das instalações que sediarão os eventos olímpicos, a excelente organização do Comitê Olímpico e a atmosfera única de competições do final de semana deram a melhor garantia de sucesso para os seis dias que serão dedicados ao ciclismo no programa olímpico.

Chris Hoy foi mais uma vez o herói do dia. Ele não tirou o entusiasmo da multidão em nenhum momento. Depois de já ter vencido o Keirin, o tricampeão olímpico de Pequim voou para a vitória no torneio de velocidade e despediu-se em primeiro lugar de Grégory Baugé, na França, seguido pelos alemães Maximilian Levy e Robert Förstemann. Já o escocês teve sua segunda vitória da temporada; a primeira fora em Astana. No geral, ele ficou em primeiro lugar nos rankings finais da Copa do Mundo.  

Outro momento chave foi o esperado duelo entre as equipes dos dois melhores homens de corrida por perseguição de equipe. A equipe australiana é composta por Jack Bobridge, Rohan Dennis, Michael Hepburn e o estreante Alexander Edmondson, o campeão do mundo na categoria júnior. Alexander gradualmente quebrou a resistência britânica, terminando quase dois segundos à frente. 

Na competição feminina, os dois últimos títulos foram para Sarah Hammer e Simona Krupeckaite. A ciclista norte-americana venceu a prova omnium à frente de Annette Edmondson da Austrália e Trott Laura da Grã-Bretanha, enquanto Li Huang, da China, terminou no topo da classificação geral do evento. A ciclista lituana confirmou a liderança em Keirin, empurrando a roda sobre a linha, adiante de Sze Wai Lee, de Hong Kong – uma revelação no final das corridas de velocidade – e Shuang Guo, da China.