Campeão da 9 de Julho está confiante para o GP São Paulo Internacional de Ciclismo

Prova terá novo local de largada e chegada / Foto: Ivan Storti / FPCiclismo São Paulo - O GP São Paulo Internacional de Ciclismo 2012 será a atração da próxima segunda-feira, dia 9 de Julho, que marca as comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo. Alguns dos melhores ciclistas do país, em diversas categorias, participarão do evento, que este ano substitui a tradicional Prova Ciclística 9 de Julho. Serão 11 categorias, no masculino e feminino, com destaque para a Elite. O potiguar Roberto Silva, da Funvic/Pindamonhangaba/Marcondes César, vencedor da 9 de Julho em 2011, está confirmado e quer repetir o feito agora na nova competição.

 

A largada será às 9h da manhã, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, com entrada franca. A programação do evento começará com a Elite feminino, com cinco voltas, seguida pela masculino e Sub 23, com 20 voltas (86 km).

"Esta prova acontece num ótimo momento. Afinal, todos se prepararam para a 9 de Julho, que será substituída pelo GP São Paulo, e Jogos Regionais. Por isso, sinto-me muito bem e motivado para fazer mais uma boa apresentação", destaca o ciclista, de 29 anos, 13 deles dedicados ao esporte. "Estou bem treinado e vamos lutar por uma vitória, que se não for minha que seja de um integrante de equipe", ressalta.

Ocupando a 27ª posição no ranking nacional atual, Roberto afirma que gosta de correr em Interlagos. "Eu gosto deste tipo de percurso, pois me defendo bem nas subidas. E isso não falta em Interlagos. Porém, com a mudança de chegada, acho que fica tudo mais aberto e até um passista (que ajuda os velocistas durante a prova para chegarem forte na decisão) pode vencer, dando ainda mais emoção", afirma.

Roberto destaca a mudança em sua carreira após a vitória no ano passado, na 9 de Julho. "Primeiro foi a realização de um sonho, que todo ciclista tem. Além disso, passei a ser mais notado por todos e isso é bom. Com o resultado do ano passado fui mais motivado para vencer os Jogos Regionais e, depois, ganhar três etapas da Volta do Estado de Ciclismo. Sem dúvida, trata-se de um grande resultado para todos e por isso atrai tanta gente", declara.

As inscrições seguem abertas até o dia 6 de julho, ou até que os números limites sejam atingidos, no site oficial, www.fpcicismo.org.br. A taxa simbólica é a doção de 1 kg de alimento não perecível, que será entregue a instituições de caridade. A doação deverá ser entregue no dia da retirada do kit, no Parque das Bicicletas.

 

Programação - A programação oficial começa no dia 7 de julho, sábado, com os treinos livres em Interlagos, a partir das 16h, somente para ciclistas devidamente uniformizados. O acesso será feito pelo portão 7. No domingo, dia 8, será a vez da retirada de kits (números, chip e camiseta), das 8h às 16h, no Parque das Bicicletas, na Avenida Iraé, 35, esquina com Av. Indianópolis - Bairro de Moema (o acesso ao local de retirada do kit será somente de bike ou a pé).

No dia 9 de julho, segunda-feira, feriado em São Paulo, a programação terá início às 8h, com a concentração, ficando o início da competição para as 9h. A sequência de provas é a seguinte: 1ª Bateria - 9h, Elite feminina/Júnior feminino (Largam juntas, classificação separada) = 5 voltas - 21.5km; Máster 1 e 2 (Largam juntos, classificação separada ) = 8 voltas - 34.4km; 2ª Bateria - 10h15, Elite / Sub 23 masc. = 20 voltas - 86.0km; 3ª Bateria - 12h30, Junior masc.= 8 voltas - 34.4km; MTB masc. = 4 voltas - 17.2km; Open Juvenil fem. = 3 voltas = 12.9km; 4ª Bateria - 13h45, Open Sênior masculino = 15 voltas - 64,5km; Open juvenil masculino = 5 voltas = 21.5km; 5ª Bateria - 15h30, Open Speed masculino = 15 voltas - 64.5km.