Tour de France entra na reta final

Australiano Caleb Ewan comemora a vitória / Foto: Divulgação/Tourdefrance

Tour 2019 - O Tour de France está em sua reta final na edição 106. Na terça-feira, o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal) bateu o trem de embalada da equipe Deceuninck-QuickStep para vencer – a segunda neste ano – a 16ª etapa do Tour de France.
 
Com um percurso plano de 177 km com início e fim na cidade de Nîmes, o estágio prometia ser tranquilo para o pelotão após o segundo dia de descanso. Só prometia. Elia Viviani (Deceuninck-QuickStep) teve dois embaladores até o final, mas errou no tempo do sprint e o australiano veio de trás para ficar com a vitória.
 
Além do vento cruzado na parte final da prova, que exigiu atenção dos ciclistas, alguns dos considerados favoritos sofreram acidentes. Foi o caso do atual campeão e segundo colocado na classificação geral, Geraint Thomas (Ineos), que foi ao chão numa curva antes dos 50 km.
 
O britânico bateu o joelho e ombro esquerdo, mas não sofreu nenhuma fratura e continuou. Mesma sorte não teve o capitão da equipe Astana, o dinamarquês Jakob Fuglsang, que precisou abandonar o Tour após outra queda.
 
Paul Ourselin (Total Direct Energie), Stéphane Rossetto (Cofidis), Lukasz Wisniowski (CCC), Alexis Gougeard (AG2R), Lars Bak Ytting (Dimension Data) saíram na principal fuga do dia, mas o pelotão sempre manteve uma diferença controlada.
 
Os escapados foram alcançados em definitivo com 2 km para a chegada, já dentro de Nîmes. Todos os melhores classificados na briga pela camisa amarela passaram com o mesmo tempo e não houve mudanças. Peter Sagan chegou na quarta colocação e somou mais pontos para manter a camisa verde com ótima vantagem para Elia Viviani.
 
''A QuickStep passou e eu perdi mais algumas posições do que eu queria. Eu estudei esse final antes e pensei em todos os cenários. E um dos cenários era se eu estivesse muito longe. Eu acho que se vocês verem, eu tive que começar o sprint muito antes dos outros ciclistas”, analisou Ewan.
 
Veja Também: