Contador é bicampeão do Giro d´Italia

O ciclista espanhol Alberto Contador conquistou no domingo, dia 29 de Maio, o bicampeonato Giro d´Italia, uma das três voltas mais importantes do mundo / Foto: DivulgaçãoItália - O ciclista espanhol Alberto Contador conquistou no domingo, dia 29 de Maio, o bicampeonato Giro d´Italia, uma das três voltas mais importantes do mundo. Depois de 21 etapas, o tricampeão do Tour de France (2007, 2010 e 2011) e campeão da Volta da Espanha em 2009, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na classificação geral, com o tempo de 84 horas 05 minutos e 14 segundos.  

Aos 29 anos, o ciclista que nasceu na cidade de Pinto, localizada na região metropolitana de Madri, mostrou porque é considerado na atualidade o melhor ciclista do mundo.

Contador usou a experiência e a técnica que têm para ficar com o título do Giro d´Italia 2011. Até a 8ª etapa, ocupava a quinta colocação. Assumiu a liderança do Giro na 9ª etapa, num trecho de 169 quilômetros disputados nas montanhas. Além de chegar na frente, conseguiu abrir 59 segundos de vantagem para o bielorusso Kanstantsin Sivtsov, que ocupava até a 12ª etapa o segundo lugar na classificação geral. Uma etapa depois, a diferença para o segundo lugar, a essa altura nas mãos do italiano Vincenzo Nibali, já estava em 3 minutos e 09 segundos. O título ficou ainda mais perto na com a vitória do Espanhol na 16ª etapa, abrindo quase 5 minutos de vantagem na liderança do Giro. Depois disso, o espanhol administrou os ataques dos principais concorrentes.

Na última etapa, no contra-relógio individual, Contador realizou o terceiro melhor tempo. A etapa foi vencida pelo britânico David Miller, da Garmim. No final, chorou ao falar com a imprensa. “Estou emocionado, o ambiente na praça estava incrível. Foi o final dos sonhos, que poucas vezes eu poderia imaginar. Não costumo chorar, mas isto é muito emocionante”, disse o ciclista da Saxo Bank.

A cerimônia do título, de Alberto Contador como vencedor do Giro’2011, ficou marcada por uma gafe. A organização tocou o hino franquista em vez do atual hino espanhol. Contador estava ao lado de Scarponi e Nibali, 2º e 3º colocados respectivamente, enquanto tocava a música do período em que Espanha vivia sob o regime de Franco. Esse hino, tem algumas diferenças para o hino atual espanhol.

Hoje, o único que parece fazer frente ao espanhol é o luxemburguês Andy Schlek (Leopard). Os dois devem se encontrar no Tour de France. 

Tribunal - O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) decidiu adiar, por tempo indefinido, a audiência com o ciclista espanhol Alberto Contador relacionada com o caso de doping no Tour de France 2010.

A audiência estava inicialmente marcada para o início de Junho, mas o TAS decidiu pelo adiamento para dar a todas as partes "tempo suficiente" para se prepararem e garantir "a presença de testemunhas e peritos".

O TAS não especificou novas datas para a audiência, afimando apenas que estas serão anunciadas com a maior urgência possível. Tudo indica, então, que Contador, o vencedor do Tour de France do ano passado, poderá competir este ano. A prova mais badalada do ciclismo mundial está prevista para acontecer entre os dias 2 e 24 de Julho.

Contador foi inicialmente suspenso por um ano pela federação espanhola de ciclismo após exames anti-doping  acusarem a substância clenbuterol. Após alegar contaminação alimentar, o espanhol foi liberado para voltar a pedalar em competições oficiais. Apesar da liberação, a União Internacional dos Ciclistas (UCI) e a Agência Mundial de Antidopagem (WADA) pediram ao TAS que analisasse o caso.

Classificação Geral do Gira d´Itália 2011:

1. Alberto Contador, Espanha, Saxo Bank, 84:05.14h
2. Michele Scarponi, Itália, Lampre, a 6.10m
3. Vincenzo Nibali, Itália, Liquigas, a 6.56m
4. Johan Gadret, França, Ag2R, a 10.04m
5. Joaquin Rodriguez, Espanha, Katusha, a 11.05m
6. Roman Kreuziger, R. Checa, Astana, a 11.28m
7. José Rujano, Venezuela, Androni, a 12.12m
8. Denis Menchov, Rússia, Geox, a 12.18m
9. Steven Kruijswijk, Holanda, Rabobank, a 13.51m
10. Kanstantsin Sivtsov, Bielorrússia, HTC, a 14.10m

21.ª etapa: Milão-Milão, 26 km (c/r)

1. David Millar, Grã-Bretanha, 30.13m
2. Alex Rasmussen, Dinamarca, a 7s
3. Alberto Contador, Espanha, Saxo Bank, a 36s
4. Richie Porte, Austrália, Saxo Bank, a 43s
5. Yaroslav Popovych, Ucrânia, RadioShack, a 55s
6. Jos Van Emden, Holanda, Rabobank, a 1.02m
7. Cameron Meyer, Austrália, Garmin, a 1.04m
8. Patrick Gretsch, Alemanha, HTC, a 1.08m
9. Tiago Machado, Portugal, RadioShack, a 1.12m
10. Kanstantsin Sivtsov, Bielorrússia, HTC, a 1.16m

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook