Copa América de Bicicross 2011: Ebert Silva está pronto para fazer bonito

Os melhores do país estarão reunidos em Indaiatuba / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoSão Paulo - A edição de 2010 da Copa América de Bicicross foi muito positiva para os pilotos nacionais. Afinal, além da vitória de Renato Rezende, garantindo o terceiro título brasileiro na disputa, outros três pilotos do país andaram muito bem: Ebert Silva, de Paulínia (SP), Deivlin Balthazar, de Americana (SP), e Hugo Osteti, também de Paulínia, respectivamente terceiro, quinto e sétimo colocados.

Atual campeão paulista na categoria Elite, Ebert está confirmado no próximo fim de semana e espera repetir a boa campanha, desta vez no Parque Ecológico de Indaiatuba. A prova final no domingo terá transmissão ao vivo para todo o país pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.

Ebert Silva chega para a sexta edição da Copa América de Bicicross bem preparado e com gana de vencer. "Fiz uma preparação específica para este torneio e as expectativas, como sempre, são as melhores possíveis. Mas, por outro lado, o nível técnico deste ano estará muito mais forte, deixando a briga pelo título ainda melhor. Todo mundo tem condições de fazer bonito no dia 13", destaca o piloto de 23 anos, terceiro colocado no ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Outro ponto destacado pelo atleta é a mudança de pista. "Como em Indaiatuba há menos desafios, o equilíbrio será maior. Por isso, quem tiver melhor preparo físico e resistência estará com mais vantagem. Não podemos esquecer que estamos em fevereiro, depois das férias de final de ano, e isso vai pegar de alguma maneira", destaca o competidor, uma das revelações do bicicross nacional. "Se a prova fosse realizada em Paulínia, diria que iria para ganhar. Mas como será em Indaiatuba, prometo muita luta", completou.

A temporada 2010 foi bastante positiva para Ebert Silva. Depois da boa participação em Paulínia, ele ainda venceu as quatro etapas do Paulista, garantindo o título invicto e a terceira colocação no ranking brasileiro da Elite. Para este ano, o planejamento é para superar as marcas. "Quero manter o título estadual, participar das provas internacionais e ainda chegar até a final do Mundial. Não será fácil, mas estou bastante confiante em 2011", finaliza o piloto, mais uma esperança de vitória nacional.

A programação oficial da competição masculina começa no dia 11, sexta-feira, com a entrega de kits e placas de identificação e treino livre para os inscritos, das 13h às 16h30. No sábado, dia 12, será realizada a fase de classificação para a prova principal - das 8h às 11h30, treinos livres; de 12h30 as 12h55, assinatura de súmula e entrega de chip; a partir das 13h tomada de tempos para a seleção dos 55 pilotos. Após o Congresso Técnico, previsto para as 16h45, haverá troca de placas para a prova principal de domingo.

O sistema de disputa do masculino prevê a participação de 150 dos melhores pilotos do país acima de 16 anos de acordo com o ranking nacional, que farão tomadas de tempo no sábado. Destes 55 passarão para a prova principal no domingo, juntando-se aos pilotos pré-classificados, ou seja, os quatro melhores brasileiros de 2010 e os atletas estrangeiros convidados. Serão formadas baterias eliminatórias, até a definição do campeão do Bicicross America’s 2011.