Copa América terá percurso invertido

Prova reuinirá feras da modalidade/ Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoProva reuinirá feras da modalidade/ Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoSão Paulo - No próximo domingo, dia 9 de janeiro, a temporada 2011 do ciclismo nacional terá início. A primeira competição do ano será a XI Copa América de Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo, uma das mais tradicionais e importantes disputas do calendário nacional, que será realizada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.

As melhores equipes do país e convidadas de outros quatro país estarão reunidas na busca do topo do pódio. A novidade deste ano é a inversão do sentido da prova, que será horário, dando uma nova dinâmica à prova, aumentando o desafio para os ciclistas. A Rede Globo de Televisão mostrará a prova ao vivo para todo o país dentro do Esporte Espetacular.

A programação oficial da XI Copa América da Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo é a seguinte: 9h, Hand Cycle, duas voltas; 9h30, Federado Masculino (Elite/Sub 23/Geral), 20 voltas; 11h, Federado Feminino (Elite/Jr/Geral), de 6 a 7 voltas. A competição é válida pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Antes, na abertura da programação no autódromo paulistano, acontecerá a primeira edição das 3 Milhas de Interlagos, prova pedestre participativa e com fins sociais.

A inversão do sentido da prova deverá provocar a mudança de tática das equipes. Afinal, com a mudança, o trecho de subida ficou maior, começando na Curva do Lago e terminando no "S"do Senna. Isso fará com que a briga pelo primeiro lugar seja ainda mais técnica e não deverá faltar emoção na primeira competição da temporada. A novidade agradou ao técnico de uma das principais equipes do país, Cláudio Diegues, que comanda a GRCE Memorial/Prefeitura de Santos/Giant.

"É muito boa esta mudança e deve ser muito legal. É, sem dúvida, uma tentativa válida de tornar a prova ainda melhor. As equipes terão de se adaptar ao novo percurso, iniciando os ataques no miolo, e a neutralização deles não será tão fácil. Com certeza, a chegada será diferente e muito emocionante", declara o treinador santista.

Para melhorar a adaptação ao novo sentido da prova, os organizadores disponibilizarão o circuito de Interlagos para treinos no dia 8 de janeiro, em dois horários: das 10h às 12h e das 13h30 às 15h. No mesmo dia acontecerá a entrega de kits para o pelotão geral das 11h às 20h30, na loja Centauro do Shopping Bourbon - Rua Turiassú, 2100, lojas 124/125, Pompéia. O Congresso Técnico será no hotel Blue Tree Verbo Divino, em Santo Amaro, a partir das 18h (ciclistas convidados retirarão os kits no hotel, das 18h às 18h).

A relação de equipes convidadas do exterior é a seguinte: Italomat/Weber/Dogo Seguridad 3 de Febrero e Star Cycling Team, ambos da Argentina; Viños Tabernero, do Peru; e as seleções do Chile e do Paraguai.

Equipes Brasileiras inscritas:

1º) Funvic/Marcondes César/Gelog/Taruma/ Pindamonhangaba (SP);
2º) São Lucas/Giant Ciclo Ravena/Americana (SP);
3º) Clube Dataro/Foz do Iguaçu (PR);
4º) Suzano/Ecus/GTK/Ciclomania/Protek (SP);
5º) Padaria Real-Céu Azul Alimentos/ Sorocaba (SP);
6º) São José/Cannondale (SP);
7º) GRCE Memorial/Prefeitura de Santos/Giant (SP);
8º) Altolim/Assis (SP);
9º) Unicesp/ Neocom/JC Gontijo (DF);
10º) CESC São Caetano/PZ Racing/Kuruma/DKS Bike (SP);
11º) FW Engenharia/Amazonas Bike;
12º) Clube Fernandes de Ciclismo (GO);
13º) Velo/SEME Rio Claro (SP);
14º) São Sebastião/Suum/Jbike/CST (SP).