Daniel Carneiro e Érica Gramiscelli vencem a Copa Ale Premo Inconfidentes

Largada da etapa final da Copa Ale Premo Inconfidentes, que foi emocionante / Foto: Jomane CasagrandeItabirito - A etapa final da Copa Ale Premo Inconfidentes foi emocionante. O evento, que aconteceu no dia 25 de setembro, no Pesque Pague Campestre, na cidade de Itabirito (MG), reuniu aproximadamente 300 atletas e mil espectadores. Todos foram conferir um dos melhores circuitos de mountain bike do país. Os grandes campeões da prova foram o mineiro Daniel Carneiro (Elite Masculino) e a também mineira, Érica Gramiscelli (Elite Feminino). 

O clima favoreceu o desempenho dos atletas. O circuito de 27 km no formato maratona, que é longo e exige técnica dos bikers, ficou mais agradável com a temperatura amena que fez no local. As largadas para a prova e a divulgação dos resultados foram cumpridos pontualmente.

Segundo o organizador da prova, Eduardo Soares, tudo ocorreu como o planejado. "Desde a primeira maratona no Campestre que aconteceu ano passado, muita gente elogiou o percurso pela variedade de trilhas. O número de atletas que compareceram este ano superou as nossas expectativas. Para se ter uma ideia, o último atleta a completar a prova chegou sorrindo e satisfeitíssimo com o que viu. Nada melhor que ver o nosso trabalho reconhecido pelas principais estrelas do evento: os atletas", conta.

A prova - As categorias largaram às 10h, agrupadas e com intervalo de dois minutos entre cada grupo de atletas. Ao contrário da primeira etapa, saíram na frente os atletas das categorias profissionais, que deram duas voltas na pista.  A disputa pelo título foi intensa na Elite Masculino. Daniel Carneiro, da equipe Guga Team/Paulínia/Focus, que venceu a primeira etapa da prova, não teve descanso.

Os outros atletas estavam empenhados para conquistar o título. Tiago Aroeira, da equipe Merida/Fox Racing/TMP, largou bem e logo assumiu a liderança da prova. Tiago manteve um bom ritmo e abriu distância dos demais bikers. Administrando a diferença, o biker de Juiz de Fora, ficou em primeiro lugar da prova, seguido por Uirá Ribeiro e Daniel Carneiro. "Eu fiz uma boa largada e quando me senti bem forcei um pouco o ritmo. Em uma descida da primeira volta eu abri a distância em relação ao segundo colocado. Depois fui administrando a distância até o final", conta o ciclista.

Daniel Carneiro, apesar da terceira colocação, foi o vencedor geral da Copa Inconfidentes. O bom resultado na primeira etapa somado ao seu desempenho na segunda foi suficiente para o ciclista receber o título de campeão. "Foi muito gratificante ganhar a prova. Foi uma etapa dura, o meu pneu furou e isso fez com que eu perdesse um pouco de tempo e chegasse em terceiro lugar. Mas deu para levar o meu primeiro título da Copa Inconfidentes", declara o biker.

As mulheres também deram um show no pedal. A briga pelo título foi mais acirrada. Érica Gramiscelli (Circuit Jamis/Ribeirão Preto), Letícia Soares (Ikenfix) e Isabela Lacerda (Scott/Fórmula Bike/Esporte Clube Itaúna/Pedal) completaram a primeira volta praticamente juntas. Porém, na segunda volta, Érica forçou mais o ritmo e conseguiu abrir uma distância considerável das outras atletas, sagrando-se assim, a campeã da segunda etapa e geral do evento.

A atleta, que irá representar o ciclismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, elogiou o percurso da prova e aproveitou para testar o seu equipamento, já que essa foi a última competição que ela participou no país antes de embarcar para a cidade mexicana. "Os organizadores capricharam no percurso da prova, que teve muitas trilhas no meio da mata e subidas. Por ter vários terrenos, a prova foi essencial para eu manter o ritmo de competição e avaliar o meu equipamento com calma antes de ir para Guadalajara. Além disso, a prova é uma das que mais cresceram no Brasil, é válida pelo ranking nacional e se preocupa com o bem-estar do atleta e da sua família", afirma a ciclista.

A equipe vencedora foi a Alto Rendimento Team "A", que recebeu os 15 pares de pneus da CST Copperheadpro distribuídos pela LM BIKE.

 Amadores - A Copa Shimano/Tripp de Amadores também foi um sucesso. A largada ocorreu de forma tranquila e sem atrasos. Com aproximadamente 1h30 de prova para os homens e 1h50 para as mulheres, os participantes mostraram que tem muita técnica com a bike e muita dedicação ao esporte. Os vencedores foram: na categoria Cadete, Joílson Barbosa (ACL); na categoria Expert, Luís Felipe Duarte (SBrasil Bike/Shop Droga Clara); na categoria Veterano, Ivan Rodrigues e na categoria Feminina, Raquel Couto.

Premiação - Os atletas vencedores foram premiados com medalhas e brindes da ALE COMBUSTÍVEIS, PREMO CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS, LM BIKE, TRIPP ADVENTURE, PROSHOCK e SHIMANO. Além disso, para os campeões da Elite Masculino e Feminino foi distribuída uma premiação em dinheiro.