Ciclismo de São José estreia nova bike na Copa da República

A equipe de São José dos Campos estreará durante a 6ª edição da Copa da República de Ciclismo, no próximo dia 3 de março, em São Paulo, as novas bicicletas / Foto: Divulgação

São Paulo - A equipe de São José dos Campos estreará durante a 6ª edição da Copa da República de Ciclismo, no próximo dia 3 de março, em São Paulo, as novas bicicletas desenvolvidas pela Caloi, para o uso exclusivo dos atletas do time de ciclismo de estrada joseense. O novo exemplar conta com um design inovador, atraente e com capacidade de gerar grandes desempenhos durante as competições.
O grande diferencial do modelo 2013 é o seu quadro encurtado no tubo superior. A geometria permite a utilização de uma mesa maior (entre 110-130 mm), o que auxilia os atletas na mudança rápida de trajetória, ajudando a deixar a pilotagem mais estável e veloz.  Além disso, o quadro Caloi monocoque de carbono, que pesa apenas 1.012 kg, volta com as inspirações tradicionais de medidas, apresentando um seat tube nos parâmetros clássicos – mais elevados do que as geometrias slooping. 
 
A bicicleta conta ainda com o que existe de mais moderno no ciclismo mundial, como quadro em carbono com cabeamento interno, headtube tapered e suporte para câmbio eletrônico. Seguindo a mesma composição, o garfo também é feito em carbono. A tecnologia Pro Vibe 7 está presente nos componentes e o selim é Fizik Arione Carbon. Já a marca Shimano assina o grupo de 11 velocidades Dura-Ace Di12, as rodas da linha Dura-Ace Di2 e o pedal Dura-Ace. Os pneus são da Kenda.
 
“A nova geometria da bicicleta realmente ficou muito boa. Além de mais bonita, ela está mais firme e estável. Nossos atletas estão empolgados com a bike e esperamos que ela nos ajude a continuar vencendo as competições”, disse o treinador da equipe de São José dos Campos Benedito Tadeu “Kid”.
 
O design é outro ponto que chama a atenção na bike. A bicicleta tem a cor predominante azul, com o centro do quadro em branco e a marca Caloi escrita em vermelho. O grafismo foi inspirado na Caloi Eddy Merckx, modelo dos anos 90 e que leva esse nome em homenagem ao ídolo do ciclismo das décadas de 60/70, até hoje considerado por muitos o melhor de todos os tempos. A bicicleta não está disponível para comercialização, já que foram produzidas apenas 30 bikes para os treinamentos e para as competições da equipe de São José dos Campos. 
 
“Desenvolvemos essa bicicleta focados na equipe de São José dos Campos. Ela é resultado da somatória das experiências adquiridas ao longo dos 115 anos da Caloi e dos nossos vários anos de desenvolvimento e investimento, no mais alto nível de competições de estrada e de contribuições para o ciclismo brasileiro. Trata-se de uma bicicleta leve e ágil, perfeita para ajudar os atletas a superarem os seus limites”, explica o Coordenador de Produto da Caloi, Roberto Nogueira.