Estrangeiros são atração na sexta edição

Disputa promete ser acirrada / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoDisputa promete ser acirrada / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoSão Paulo - A Copa América de Bicicross/Bicicross America’s 2011 agitará o começo de ano esportivo no período de 11 a 13 de fevereiro. A competição deste ano, em sua sexta edição, deixa Paulínia (SP) e será realizada pela primeira vez em Indaiatuba (SP), na pista do Parque Ecológico.

O melhor da modalidade no Brasil estará representado na disputa, que ainda contará com destaques do exterior. Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Venezuela confirmaram presença no evento, que terá transmissão ao vivo para todo o país pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.

Em cinco provas realizadas, os estrangeiros venceram duas vezes, ambas com o argentino Ramiro Marino. O piloto, de 22 anos, estará de volta neste ano em busca de seu terceiro título e do empate na briga com os brasileiros - são três conquistas nacionais -, sendo uma das grandes atrações da Copa América de Bicicross 2011. Outro destaque é o venezuelano Jonathan Suarez, 28 anos, vice-campeão em Paulínia no ano passado, e que também conquistou o primeiro lugar nos Jogos Centro-Americanos do Caribe.

Quem também retornará ao Brasil é o norte-americano Travis Dillon, de 20 anos, quarto colocado em 2010, sem dúvida é outra grande fera da modalidade. Já o estreante da vez é o colombiano Augusto Castro. Aos 24 anos, ele teve uma temporada bastante positiva em 2010, garantindo a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos nas categorias 20" e Cruiser, além de uma prata dos Centro-Americanos, em Porto Rico.

A programação oficial da competição masculina começa no dia 11, sexta-feira, com a entrega de kits e placas de identificação e treino livre para os inscritos, das 13h às 16h30. No sábado, dia 12, será realizada a fase de classificação para a prova principal - das 8h às 11h30, treinos livres; de 12h30 as 12h55, assinatura de súmula e entrega de chip; a partir das 13h tomada de tempos para a seleção dos 55 pilotos. Após o Congresso Técnico, previsto para as 16h45, haverá troca de placas para a prova principal de domingo.

O feminino terá baterias eliminatórias, sem necessidade de tomada de tempos. As quatro primeiras passam para a prova principal de domingo, que terá oito participantes. Os treinos livres no domingo serão das 7h30 às 8h40, com o início da prova principal previsto para 9h20;

O sistema de disputa do masculino prevê a participação de 150 dos melhores pilotos do país acima de 16 anos de acordo com o ranking nacional, que farão tomadas de tempo no sábado. Destes 55 passarão para a prova principal no domingo, juntando-se aos pilotos pré-classificados, ou seja, os quatro melhores brasileiros de 2010 e os atletas estrangeiros convidados. Serão formadas baterias eliminatórias, até a definição do campeão do Bicicross America’s 2011.