Francisco Chamorro garante o BI na IX Copa da República

Francisco Chamorro garante o BI na IX Copa da República /  Foto: DivulgaçãoFrancisco Chamorro garante o BI na IX Copa da República / Foto: DivulgaçãoSão Paulo (SP) - Francisco Chamorro é o bicampeão da Copa da República de Ciclismo. O atleta argentino da equipe São José/Cannondale, de São José do Campos (SP), repetiu o feito de 2007 e ganhou a nona edição da competição, realizada na manhã de domingo, dia 19 de dezembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Chamorro completou as 12 voltas no circuito de 2,2 km com o tempo de 34min41seg868, superando no sprint outro bicampeão, Nilceu Aparecido Santos, da Funvic/Marcondes Cesar, de Pindamonhangaba (SP), 34min42seg055. Roberto Pinheiro, também de Pinda, campeão em 2008, terminou em terceiro lugar, 34min42seg457.

No feminino, a vitória coube à ciclista Janildes Fernandes, também da São José/Cannondale, com o tempo de 22min45seg560 para as seis voltas. Foi a terceira conquista da atleta na prova, confirmando a hegemonia da Família Fernandes, que tem sete conquistas em oito edições. Natália Lima, da Cesc/São Caetano/Kuruma/DKS Bike, com 22min46seg001, ficou com o segundo lugar, enquanto Thabata Sartorelli, da Associação Cultural Esportiva Metodista, de São Bernardo do Campo (SP), terminou na terceira colocação, marcando 22min46seg046.

Depois de muita chuva na Capital Federal, a domingo teve uma trégua para da disputa da IX Copa da República de Ciclismo. Com pista seca, os atletas puderam dar seu show de técnica em uma prova diferente do que estão acostumado, ou seja, muito curta e rápida. Como era de se esperar, o pelotão predominou ao longo das 12 voltas, sendo que todas as fugas realizadas acabaram sendo anuladas. A alternância de líderes, entretanto, fazia prever uma disputa final em sprint e de muita emoção.

E isso acabou se confirmando. A equipe Funvic/Marcondes Cesar, do atual campeão Nilceu Aparecido Santos, chegou na última volta com nada menos que três ciclistas vencedores - Nilceu, Roberto Silva e o argentino Edgardo Simon. Mas o dia era de outro argentino, Francisco Chamorro, que surpreendeu os adversários, escapou na frente e garantiu o bicampeonato em uma das principais provas do calendário nacional. Destaque também para o quinto lugar do tricampeão Rodrigo de Melo Brito, o Morcegão, da Unicesp/Neocom/JC Gontigo, que se despediu das competições.

"Estávamos todos juntos e quando clareou um pouco consegui ser mais rápido. Esta prova é assim, um dia você ganha, no outro não. Hoje foi meu dia, felizmente", destacou Francisco Chamorro, que compete no Brasil desde 2002. "Gosto muito deste tipo de prova, pois é muito rápida e com media alta. Estou muito contente com este resultado e agradeço a minha equipe que teve um papel fundamental", completou, o ciclista, que como os demais agora vai se preparar para a Copa América, no dia 9 de janeiro de 2011, em São Paulo.

O vice-campeão Nilceu elogiou o primeiro colocado. "Trata-se de um grande ciclista e ele foi muito esperto e surpreendeu a todos. Agora vamos focar na Copa América, onde busco o quinto titulo e estou bem confiante", declarou o paranaense de Cascavel.

Feminino

Pela terceira vez, o topo do pódio da Copa da República ficou com a goiana Janildes Fernandes. A atual campeã brasileira de estrada fez bonito neste domingo, mas teve de suar a camisa para a vitória. "Como estávamos com apenas três ciclistas, não foi fácil agüentar a pressão. Foi, sem dúvida, minha vitória mais sofrida aqui. Mas também, por isso tudo, a mais gostosa", afirmou a ciclista, primeira colocada em 2004, 2008 e agora em 2010.

Resultados da IX Copa da República de Ciclismo:

Masculino
1o) Francisco Chamorro (São José/Cannondale), 34min41seg868
2o) Nilceu Aparecido Santos (Funvic/Marcondes Cesar/Pinda), 34min42seg055
3o) Roberto Pinheiro da Silva (Funvic/Marcondes Cesar/Pinda), 34min42seg457
4o) Edgardo Simon (Funvic/Marcondes Cesar/Pinda), 34min43seg678
5o) Rodrigo de Melo Brito (Unicesp/Neocom/JC Gontigo/DF), 34min43seg703

Feminino
1a) Janildes Fernandes (São José/Cannondale), 22min45seg560
2a) Natália Lima (Cesc/São Caetano/Kuruma/DKS Bike), 22min46seg001
3a) Thabata Sartorelli (Ass. Cultural Esportiva Metodista/Thule), 22min46seg046
4a) Uênia Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo), 22min47seg033
5a) Fernanda Souza (Funvic/Marcondes Cesar/Pinda), 22min47seg386

A relação de campeões é a seguinte:

2002 - Rio de Janeiro - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2003 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2004 - Brasília (DF) - Renato Ruiz e Janildes Fernandes
2005 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Uênia Fernandes
2007 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro
2007 - Belo Horizonte (MG) - Nilceu Aparecido Santos e Márcia Fernandes (BH)
2008 - Rio de Janeiro - Roberto Pinho da Silva e Janildes Fernandes
2009 Brasília (DF) - Nilceu Aparecido Santos e Luciene Ferreira
2010 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro e Janildes Fernandes

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook