Geraldo Souza Junior está pronto para tentar o bi

Geraldo busca o bi em Interlagos/ Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoGeraldo busca o bi em Interlagos/ Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoSão Paulo - O paraense Geraldo da Silva Souza Júnior será uma das atrações da XI Copa América de Ciclismo/ Desafio Internacional de Ciclismo, competição que abre, neste domingo, dia 9, em Interlagos, a temporada 2011 do ciclismo nacional.

O atleta da equipe São Lucas/Giant Ciclo Ravena, de Americana (SP), é o atual campeão da disputa e um dos fortes nomes para lutar, mais uma vez, por um lugar no pódio da prova, que conta pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A programação começará as 9h e a prova masculina será transmitida ao vivo para todo o país pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.

Aos 30 anos, o paraense Geraldo entrou para a história do ciclismo brasileiro ao conquistar o primeiro lugar na Copa América no ano passado. O competidor diz que está pronto para mais uma edição e quer buscar o bicampeonato. "Treinamos bastante para esta prova, já que o circuito de Interlagos tem características específicas. O grupo foi reforçado e todos estão bem e animados para repetir o feito de 2010", explica.

Ele também aprovou a mudança do sentido da prova, que este ano será no sentido horário. "Gostei da mudança, especialmente porque agora a chegada é próxima da subida do "S"do Senna. Este tipo de final me agrada muito e sempre me dei bem. Além disso, aumentará o nível técnico, já que a parte de subida ficou maior. Tenho certeza que será uma edição muito disputada e de muita marcação", destaca.

Geraldo ressaltou também a boa temporada em 2010. "Venci a Copa América, uma etapa do Giro do Interior, uma da Copa São Paulo e o Campeonato Paulista. Também fui pentacampeão paraense de ciclismo. Foi um ano muito bom e espero começar 2011 da mesma forma", encerra.

A programação oficial da XI Copa América da Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo é a seguinte: 9h, Hand Cycle, duas voltas; 9h30, Federado Masculino (Elite/Sub 23/Geral), 20 voltas; 11h, Federado Feminino (Elite/Jr/Geral), de 6 a 7 voltas. A competição é válida pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Antes, na abertura da programação no autódromo paulistano, acontecerá a primeira edição das 3 Milhas de Interlagos, prova pedestre participativa e com fins sociais.

Feminino

A prova feminina da XI Copa América de Ciclismo reunirá também a elite do esporte. Serão cerca de 40 atletas das principais equipes do país e também ciclistas avulsas. Entre os destaques confirmados para este ano está a sul-mato-grossense Luciene Ferreira da Silva, atual campeã, e que defende a equipe Funvic/Marcondes Cesar/Gelo, de Pindamonhangaba, no interior paulista. Outra atração é a paranaense Rosane Kirch, medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos na Colômbia e teve quatro vitórias em 2010 na Europa.

Também estarão no evento Débora Gerhard e Valquíria Pardial, da Funvic/Marcondes Cesar/Gelog, de Pindamonhangaba; Mariana Motta, campeã paulista Elite, da GRCE Memorial/Prefeitura de Santos; Natália Lima, vice-campeã da Copa da República 2010, da CESC São Caetano/PZ Racing; Janildes Fernandes, campeã brasileira de estrada 2010 e campeã da Copa da República 2010, da São José/Cannondale; e Uênia Fernandes, bicampeã da Copa da República, do Clube Fernandes de Ciclismo, entre outras feras.