Gregory Panizo é campeão pan-americano de ciclismo e garante vaga para Londres-2012

Gregory Panizo vence na Colômbia / Foto: Luiz BarbosaColômbia - Dobradinha brasileira na prova de estrada, que encerrou na noite deste domingo, o Campeonato Pan-americano de Ciclismo de Pista e Estrada, em Medelin, na Colômbia. O paranaense de Maringá, de 26 anos, Gregolry Panizo supreendeu os favoritos e garantiu o ouro para o Brasil e a vaga olímpica em Londres-2012.

Na categoria sub-23, a vitória foi de Gideoni Monteiro. Para fechar a excelente performance nacional, Renato Seabra terminou em sexto na competição que reuniu 130 ciclistas de 27 países.

A disputa aconteceu dentro de um grande circuito com 11 voltas no total, somando 176 quilômetros, com a chegada na Unidade Esportiva do Município de Rionegro. Cada volta tinha 16 quilômetros e a maior dificuldade era a altitude que os atletas tiveram de enfrentar, passando por dois trechos de subida.

Durante a primeira metade da prova, foram feitas várias tentativas de fuga, sem sucesso. Na sétima volta, formou-se uma grande fuga, que resistiria até o final. No grupo de oito ciclistas, estavam os dois brasileiros, Gregory Panizo e Renato Seabra, que tiveram de lutar contra Gonzalo Garrido (Chile), Luis Macías (México) e mais quatro colombianos, Luis Laverde, Carlos Quintero, Ivan Mauricio e Janier Acevedo.

Após a formação da fuga, os atletas se organizaram e aos poucos foram ampliando a vantagem, até os quilômetros finais. Estava claro que nenhum dos atletas queria disputar a medalha de ouro no sprint final.. Após vários ataques, o chileno Gonzalo Garrido arrancou forte e foi seguido apenas pelo brasileiro Panizo e o colombiano Luis Laverde.

Os três atletas continuaram a pequena fuga até faltar 500 metros para a chegada, quando ficaram se estudando para saber quem arrancaria primeiro para o sprint. Após alguns metros de indecisão, o chileno Garrido atacou forte e conseguiu abrir alguns metros dos adversaries. O colombiano demonstrou que não conseguiria acompanhar, mas o brasileiro surpreendeu a todos com um contra-ataque perfeito vencendo nos metros finais de forma brilhante.

Um dia perfeito para o Brasil - Além do título na Elite, Renato Seabra terminou na sexta colocação e Gideoni Monteiro finalizou em 13o. no geral e foi o campeão da categoria Sub-23. Gideoni compete atualmente na Itália e faz parte do "Projeto Revelando Talentos", que tem o apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Na sua categoria, o jovem brasileiro, de 21 anos, terminou a prova com 2m41s à frente do segundo colocado, o argentino Josue Moyano. Completou o pódio o mexicano Uri Martins.

"Esta prova foi especial, uma vitória que jamais será esquecida. Foi um resultado do trabalho que venho desenvolvendo há vários meses. Competir na Itália me proporciona um ritmo bastante elevado. Só posso dizer que estou realmente feliz, gostaria de agradecer à Confederação Brasileira de Ciclismo e todos que me apoiam, em especial a minha família", resumiu Gideoni.

"Para facilitar a aclimatação, os brasileiros viajaram vários dias antes do início do Pan-Americano, o que foi fundamental para os bons resultados deste domingo. Isso só foi possível pelo apoio e crédito que o Banco do Brasil vem dando nos últimos dois anos à Confederação Brasileira de Ciclismo", assegurou José Luiz Vasconcellos, presidente da entidade.

Resultados

Categoria Elite
1- Gregorlry Panizo (Brasil) - 4h03min55s - ouro

2- Gonzalo Garrido (Chile) - mesmo tempo - prata
3- Luis Felipe Laverde (Colômbia) - a 2 segundos - bronze
4- Carlos Julián Quintero (Colômbia) - a 1min15s
5- Luis Fernando Macías (México) - a 1min16s
6- Renato Seabra (Brasil) - a 1min16s

Categoría Sub-23
1- Gideoni Monteiro (Brasil) - 4h09min37 - ouro

2- Josue Moyano (Argentina) - a 2min41s - prata
3- Arnold Olavarria (Chile) - mesmo tempo - bronze
4- Uri Martins (México) - mesmo tempo
5- Pedro Amauri Palma (Chile) - mesmo tempo

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook