Mark Cavendish quebra tabu, e é campeão mundial na Dinamarca

Mark Cavendish quebrou um tabu para Grã-Bretanha, após 46 anos de espera, um britânico conquistou o lugar mais alto do pódio / Foto: ASO/B.BadeCopenhague - Mark Cavendish conquistou o Campeonato Mundial da União Ciclística  Internacional, disputado no último final de semana, na Dinamarca. Além de garantir o título mundial, o ciclista britânico quebrou um tabu de 46 anos de espera para Grã-Bretanha.

A equipe britânica mostrou seu trabalho de equipe durante os 266 quilômetros da prova, até a chegada em Copenhangue. Restou para Mark Cavendish disparar na frente no último quilômetro.

Mark, considerado por muitos como o ciclista mais rápido do mundo, é um especialista em Sprint. Nos metros finais, disputando o título com o australiano  Matthew Goss, o britânico se deu a melhor e levou a medalha de ouro depois de cruzar a linha de chegada uma roda a frente de Goss. O alemão André Greipel terminou em terceiro e ficou com a medalha de bronze.

Cavendish, que atualmente corre pela equipe Columbia, disse após o título que a vitória foi planejada. “Desde 2008, quando foi anunciado que este seria o percurso da prova, percebemos que poderíamos vencer. Fizemos um planejamento juntos para chegar na Dinamarca com o melhor grupo possível e voltar pra casa com a camiseta arco-íris. Três anos se passaram e nosso time trabalhou bastante para conseguir os pontos para chegar aqui com oito ciclistas. Felizmente, tudo saiu como o planejado. O time se saiu muito bem. Estou muito orgulhoso”, concluiu o campeão.

Classificação:

1 Mark Cavendish (Grã-Bretanha) 5h40min27s

2 Matthew Harley Goss (Austrália) m.t.

3 André Greipel (Alemanha) m.t.

4 Fabian Cancellara (Suíça) m.t.

5 Jurgen Roelandts (Bélgica) m.t.

6 Romain Feillu (França) m.t.

7 Borut Bozic (Eslovênia) m.t.

8 Edvald Boasson Hagen (Noruega) m.t.

9 Oscar Freire Gomez (Espanha) m.t.

10 Tyler Farrar (EUA) m.t. Mundial.