Mountain Bike do Brasil se destaca no ranking por nações da UCI

Os primeiros resultados do trabalho que vem sendo realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo em prol da modalidade já vem dando resultados positivos / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - Os primeiros resultados do trabalho que vem sendo realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo em prol da modalidade já vem dando resultados positivos. O Mountain Bike brasileiro esse ano surpreendeu todos com várias competições fazendo parte do ranking da União Ciclística Internacional (UCI), essa foi apenas uma das diversas ações que estão sendo realizadas pela CBC, com o objetivo de alavancar o Mountain Bike e todas as suas vertentes no âmbito nacional e internacional.

 Com grande atenção para o Mountain Bike, a CBC vem desenvolvendo um trabalho especial focando não só as categorias de base, mas também aprimorando os atletas de Elite, os resultados já começaram a aparecer, na ultima divulgação do ranking geral por nações da UCI, dia 21 de março, o Brasil aparece na 16ª colocação, ficando a frente de grandes países com muita tradição no ciclismo como Portugal, Austrália entre outros.

Pensando nos Jogos Olímpicos, a União Ciclística Internacional criou um ranking especial que servirá como base para as Olimpíadas. No Ranking por Nações Olímpico valerá apenas a pontuação obtida nos dois últimos anos que antecedem as Olimpíadas, nesse ranking olímpico o Brasil esta na 24ª colocação ficando a menos de 500 pontos para entrar entre as 15 primeiras nações.

“O Mountain Bike Brasileiro evoluiu muito nos últimos anos, isso fruto de uma serie de fatores que vai desde a quantidade de bons eventos no país como a quantidade de patrocinadores que vem crescendo, e alguns intercâmbios em provas na Europa, que também estão sendo fundamentais. Esta evolução é mais evidente na categoria masculina, e na categoria feminina estamos com esperança e acreditando nos novos talentos que estão surgindo” declarou Eduardo Ramires, técnico da seleção brasileira de Mountain Bike.

Em todos os rankings divulgados pela UCI o Brasil é hoje o país sul-americano melhor colocado, demonstrando ser uma grande potencia na America do Sul.

Outra importante criação da CBC que vai ajudar muito a alavancar o Brasil no ranking, foi à criação da Taça Brasil de XCO que terá três etapas no total, e todas valendo pontos para o ranking internacional (UCI).

“Estar entre os 10 primeiros países do mundo hoje no Mountain Bike não acredito que seja impossível, mas depende muito do fator financeiro, e temos que crescer em todas as disciplinas do ciclismo, não é uma tarefa fácil, mas estamos evoluindo gradativamente em todas as vertentes, e o apoio do Banco do Brasil esta sendo primordial para esta evolução” finalizou Ramires.

 Conheça como será distribuídas as vagas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012:

MASCULINO:

De 1º a 5º lugar 3 atletas

De 6º a 13º lugar 2 atletas

De 14º a 24º lugar 1 atleta.

 FEMININO:

De 1º a 8º lugar 2 atletas

De 9º a 18º lugar 1 atleta.