Brasil Ride alavanca o crescimento do turismo na Cuesta Paulista

Festival Brasil Ride  / Foto: Fabio Piva / Brasil RideFestival Brasil Ride / Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

São Paulo - Organizadora de eventos esportivos das modalidades ciclismo e corrida de montanha, a Brasil Ride celebra uma excelente notícia divulgada no início deste ano, que tem muito a ver com sua atuação nos últimos seis anos. 
 
Após Pardinho conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT), em 2018, desta vez Botucatu juntou-se ao seleto grupo, entre 140 cidades paulistas, que recebe recursos anuais do governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região.
 
Desde 2013, eventos ciclísticos, como 24 Horas Brasil Ride, Road Brasil Ride e Festival Brasil Ride são realizados nas cidades de Pardinho e Botucatu, assim como as corridas de montanha Brasil Ride Trail Run Series. O movimento no turismo local é intenso durante a realização dessas competições, sempre com a rede hoteleira praticamente lotada. Ao todo, 20.000 atletas competiram na Cuesta Paulista nos últimos seis anos nas provas da Brasil Ride. Os atletas, somados a outras 40.000 pessoas, entre familiares, amigos e estafe que acompanham os competidores, totalizam 60.000 visitantes nos dois municípios no período destinado às ações da promotora.
 
"Para nós da Brasil Ride é uma realização ver um projeto que desenhamos em conjunto com o ex-prefeito João Cury, em 2013, para promover a região por meio do esporte e em um curto espaço de tempo ver tantas transformações e resultados positivos. O Festival Brasil Ride é o maior evento outdoor do Brasil, com mais de 5.000 atletas e seus acompanhantes. A região e as cidades vizinhas literalmente respiram ciclismo e train run. Isso vai muito além de realizarmos eventos na região, estamos deixando um legado e contribuindo para a economia local, gerando renda e emprego na cidade e zona rural. Contribuímos também para a saúde de toda população, pois o esporte faz as pessoas mais saudáveis e orgulhosas. Essa conquista só foi possível com o apoio púbico, da população e dos fazendeiros locais, aos quais agradeço e parabenizo ambas as cidades, por terem os selos de Municípios de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo", destaca Mario Roma, fundador da Brasil Ride.
 
Tudo isso é motivo de celebração, não só por parte da agência Brasil Ride, como também pelo poder público local. É o caso de João Neto Cury, que era prefeito de Botucatu, em 2013. "Botucatu tem no seu DNA uma vocação muito forte para o turismo, seja científico, ecológico ou de negócios. Muitas iniciativas eram feitas sem a ação direta do município com vistas ao fortalecimento dessa área tão importante. Nós dialogamos e organizamos todos aqueles que estavam vinculados ao setor. As ações, eventos e investimentos passaram a ser discutidos em instâncias colegiadas e o crescimento ocorreu naturalmente, gerando mais renda, lazer e emprego no município", comenta Cury.
 
"O programa que criamos, chamado 'Botucatu - Terra da Aventura', cruzou fronteiras. Por meio dele, Botucatu passou a ser reconhecida em todo território nacional. Ícone deste programa, a Brasil Ride foi decisiva na inclusão da cidade na condição de Município de Interesse Turístico, pelos números que apresenta e pelo grande movimento, que transforma a cidade na capital estadual do mountain bike", comenta o ex-prefeito, atualmente secretário de Educação da cidade de São Paulo.
 
Presente na cerimônia de recebimento do MIT, ao lado de nomes como o do atual prefeito de Botucatu, Mário Pardini, e do Deputado Fernando Cury, o secretário adjunto de turismo botucatuense, Guto Tecchio, também comentou a novidade. "Para nós, o fato de Botucatu receber o selo de Município de Interesse Turístico significa que estamos despontando, junto com outras cidades do Estado, com a pretensão de ser uma Estância Turística no futuro. Demos o primeiro passo e teremos investimento para trabalhar na infraestrutura do Turismo e melhorar as atrações da cidade", avalia Guto. 
 
"Quanto a Brasil Ride, assim como outros eventos, a agência colocou o nome 'Botucatu - Terra da Aventura', como um slogan reconhecido nacionalmente. Somos referência de eventos outdoor e a Brasil Ride é um dos grandes responsáveis por essa marca. Isso porque atrai muita gente e cada vez mais cresce na nossa cidade, posicionando Botucatu como centro de referência nos esportes de aventura", complementa Guto Tecchio.
 
Pardinho - Município vizinho a Botucatu, Pardinho já havia recebido o selo de Município de Interesse Turístico em 2018. É lá que é realizada anualmente a Road Brasil Ride, prova de ciclismo de estrada eleita como a melhor do País entre 2015 e 2018. "A Road Brasil Ride, em Pardinho, é um caso de sucesso de parceria entre a administração pública e iniciativa privada. A Prefeitura de Pardinho e a agência Brasil Ride teceram uma marca de reconhecimento internacional, destacando-se entre as dez melhores provas de estrada da América Latina, pela quarta vez consecutiva ganhadora do Guidão de Ouro", comemora Dito Rocha, prefeito local. 
 
"Esta parceria destaca nossas paisagens e nosso cartão postal: a Vista do Gigante, que nos conferiu o título de cidade Top Destino em Turismo de esporte. Sem dúvida, ao dar visibilidade aos nossos produtos e atrativos locais, esta união foi um dos principais fatores que colaboraram para a certificação de Pardinho, em maio de 2018, como Município de Interesse Turístico, nos tornando conhecidos como Pardinho – Terra das Emoções", complementa o prefeito. 
 
Veja Também: 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook