Pela primeira vez no calendário da World Tour, o Tour of Beijing começa nesta quarta-feira

A União Ciclística Internacional(UCI), integrou por quatro anos o Tour of Beijing no calendário WorldTour, que é composto por 27 provas / Foto: DivulfaçãoPequim - Faltando apenas duas provas para o final de temporada de ciclismo internacional, começa nesta quarta-feira, 5 de outubro, a primeira volta ciclista asiática no calendário da World Tour, o Tour of Beijing. Mesmo sendo a primeira edição da prova, os principais nomes e equipes do ciclismo internacional estarão presentes para disputar o título do primeiro tour em solo asiático.

A União Ciclística Internacional(UCI), integrou por quatro anos o Tour of Beijing no calendário WorldTour, que é composto por 27 provas. Segundo o presidente da UCI, Pat McQuaid, a inclusão de Pequim é uma grande oportunidade para a divulgação do esporte no território asiático, e uma chance única das equipes promoveram sua imagem.

A prova terá cinco etapas. Na primeira, os ciclistas irão percorrer 11,3 quilômetros, do Estádio Nacional de Pequim(Ninho de Pássaro) até o Cubo d’Água (Centro Aquático Nacional de Pequim). No segundo dia, serão 137 quilômetros do Ninho de Pássaro até a cidade de Men Tou Gou. A terceira etapa terá 162 quilômetros com a chegada na cidade de Young Ning. A quarta etapa será a mais longa da prova, onde os ciclistas percorrerão 189,5 quilômetros da praça Yan Qing Guo Chuan até o Estádio Olímpico de Shunyi. No último dia, serão mais 118 quilômetros percorridos, dando início na praça Tian An Men até cruzar a linha de chegada no Ninho de Pássaro.

 

As equipes que irão participar do Tour of Beijing aconselharam os corredores a evitarem o consumo de carne bovina ou suína durante a competição, como forma de precaução aos casos de doping. A recomendação deve ser respeitada por todos os ciclistas, já que o Clembuterol, substância proibída e que no esporte acusa positivo em exames antidoping, é usada com frequência pelos chineses para engordar o gado.

O caso mais recente de doping por Clembuterol ainda está na memória da maioria dos ciclistas que irão para a China. Alberto Contador foi flagrado em 2010 no exame antidoping com a substância proibída durante o Tour de France, em 2010. O espanhol será julgado em novembro, podendo perder os títulos da Volta francesa e do Giro d’Italia.