Programação oficial da Copa América de Bicicross 2011 começa nesta sexta, com treinos livres

Pista será liberada à tarde, no Parque Ecológico de Indaiatuba / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoSão Paulo - As emoções da Copa América de Bicicross 2011 começam nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, com a realização dos treinos livres. A partir das 13h, os pilotos inscritos, representando seis países, no masculino e feminino, poderão fazer o reconhecimento da pista montada no Parque Ecológico de Indaiatuba, nova sede da competição. 

A Copa América de Bicicross é um dos principais eventos do calendário nacional da modalidade e reúne os melhores pilotos do país e destaques do exterior. As provas principais serão no domingo, dia 13, com transmissão ao vivo para todo o país pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.

A programação de sexta-feira é muito importante para os participantes, especialmente os estrangeiros. Afinal, é a chance do primeiro contato com a pista, podendo descobrir os detalhes para uma boa apresentação ao longo de todo o final de semana. Para isso, eles terão o período da 13 às 16h30 para os treinamentos e a adaptação. O dia ainda será reservado para a retirada dos kits e das placas de identificação para a fase de classificação. 

No sábado, dia 12, será realizada a fase de classificação que apontará os 55 pilotos para a prova principal. Das 9h às 9h30 será feita a assinatura de súmula e entrega de chip. Em seguida, serão realizadas duas tomadas de tempo para todos os pilotos, sendo a primeira das 9h45 às 12h, enquanto a segunda (não obrigatória) será entre 13h30 e 15h. Com isso, os pilotos terão duas chances para conseguir o melhor tempo. Após o Congresso Técnico, previsto para as 15h55, haverá troca de placas para a prova principal de domingo.

Em cinco edições realizadas, o bicicross nacional leva vantagem sobre os estrangeiros. O Brasil venceu em 2006, com Daniel Jorge, 2007, como Daivlin Baltazar, e 2010, com Renato Rezende. Já os títulos de estrangeiros aconteceram em 2008 e 2009, ambos com o argentino Ramiro Marino. No feminino, que fez sua estreia em 2007, as vitórias foram de Ana Flávia Sgobin (07) e Mayara Perez (09 e 10).

O sistema de disputa do masculino prevê a participação de 150 dos melhores pilotos do país acima de 16 anos de acordo com o ranking nacional, que farão tomadas de tempo no sábado. Destes 55 passarão para a prova principal no domingo, juntando-se aos pilotos pré-classificados, ou seja, os quatro melhores brasileiros de 2010 e os atletas estrangeiros convidados. Serão formadas baterias eliminatórias, até a definição do campeão da Copa América de Bicicross 2011.

O feminino terá baterias eliminatórias, sem necessidade de tomada de tempos. As quatro primeiras pilotos passam para a prova principal de domingo, que terá oito participantes. Os treinos livres no domingo serão das 7h30 às 8h40, com o início da prova principal previsto para 9h20;