Rafael Andriato desembarca na Itália e sonha com o Giro 2013

 Rafael Andriato sonha com o Giro D´Itália / Foto: Divulgação

Itália - Após três meses de preparação no Brasil, Rafael Andriato desembarcou na Itália neste final de semana, onde se juntou a sua equipe Vini Fantini/Selle Itália para disputar sua segunda temporada como ciclista profissional. 
 
Os planos do brasileiro para 2013 são bastante ambiciosos e entre seus principais objetivos estão às provas clássicas que serão disputadas em fevereiro e março, na Bélgica, a histórica competição italiana Milão-San Remo e uma possível participação no Giro d’Itália.
 
"Espero poder realizar uma boa temporada, assim como em 2012, onde conquistei duas vitórias e tive um desempenho bastante positivo. Claro que esse ano a pressão será ainda maior, estarei competindo provas muito importantes com um nível muito alto, mas estou preparado e será uma satisfação enorme poder estar competindo nessas provas. Este será um ano agitado, com muitas competições, mas fiz uma boa preparação de base e agora chegou a hora de entrar no ritmo de competição, espero em breve poder presentear todos os brasileiros com mais uma vitória", declarou Rafael Andriato.
 
Em seu primeiro ano como ciclista profissional não faltaram elogios ao brasileiro. A comissão técnica e seus companheiros de equipe elogiaram bastante o seu trabalho e acreditam em ótimos resultados nesta nova temporada. A apresentação oficial da equipe Vini Fantini/Selle Itália aconteceu dia 12 de Janeiro, na Itália. Entre os principais atletas da equipe estão os italianos Oscar Gatto e Francesco Chicchi.
 
Preparação - Em quase três meses no Brasil, na cidade de Maringá (PR), Rafael Andriato matou a saudade da família e realizou toda a sua preparação de base para a temporada 2013, treinando várias horas por dia, praticando musculação e incluindo um retiro na Itália, durante o mês de dezembro, onde se reuniu com os seus companheiros de equipe em treinamentos específicos e definiu, juntamente com a sua comissão técnica, os seus primeiros objetivos da temporada.
 
A estréia em 2013 aconteceu ainda em janeiro durante o Tour de San Luis, na Argentina. A competição reuniu vários nomes do circuito profissional e Andriato conseguiu uma excelente participação, tendo em vista que esta foi a sua primeira competição do ano, e apesar de estar trabalhando para seu companheiro de equipe Francesco Chicchi, ainda chegou muito próximo do pódio, com uma sexta colocação durante a primeira etapa da competição, vencida pelo britânico Mark Cavendish.
 
Agora o próximo compromisso do brasileiro será o GP Harelbeke E3, dia 22 de fevereiro, e a famosa Gand-Vewelgem, dia 24 de fevereiro, ambas realizadas na Bélgica. Andriato terá o calendário do primeiro semestre bastante agitado e ainda competirá pela primeira vez em provas históricas como as clássicas Milão-San Remo e Tour de Flanders, além da possibilidade de poder disputar a sua primeira grande volta ciclística através do Giro d’Itália.