Tony Martin é campeão da primera edição do Tour of Beijing

Tony Martin, líder na classificação geral desde a primeira etapa, foi o grande vencedor da primeira edição do Tour of Beijing / Foto: Divulgação/UCI Pequim - Tony Martin, líder na classificação geral desde a primeira etapa, foi o grande vencedor da primeira edição do Tour of Beijing. O vencedor da quarta etapa foi o italiano Viviani Elia, que conquistou a vitória num final eletrizante. Denis Galimzyanov da equipe Katusha, venceu o percurso de 118 quilômetros da quinta e última etapa da Volta a Pequim.

No sábado, 8 de outubro, o italiano Viviani Elia da equipe Liquigás venceu a quarta etapa, a mais longa da prova. Os ciclistas percorreram 189,5 quilômetros de Yan Qing Chuan Square ao Estádio Olímpico Shunyi. Numa chegada em pelotão, Elia foi o mais rápido no sprint final, batendo o eslovaco Peter Sagan, seu companheiro de equipe. Viviani Elia cruzou a linha de chegada em 4 horas, 9 minutos e 08 segundos. Tony Martin, terminou a prova em 60º lugar, mas conseguiu manter os 17 segundos de diferença para David Millar da Garmin-Cervélo.

No domingo, 9 de outubro, foi realizada a última prova do Tour of Beijing, num percurso de 118 quilômetros ente Tian An Men Square e o Estádio Ninho de Pássaro. A quinta etapa foi vencida por Denis Galimzyanov. O russo, de apenas 24 anos, comemorou sua primeira vitória no Pro Tour, “Com certeza estou muito feliz, pois foi a minha primeira vitória no Pro Tour. Meu time me ajudou muito para me trazer ao último quilômetro de prova. Estou realmente muito feliz com a camisa vermelha. Estou em ótimas condições e fiz meu trabalho bem feito. Esta prova foi a última da temporada, e ter vencido foi algo maravilhoso” comentou o ciclista da equipe Katusha, depois da sua vitória.

O líder da classificação geral, Tony Martin, da equipe HTC-Highroad, se manteve no pelotão principal confirmando o título da edição chinesa. “Este ano vem sendo um ano fantástico na minha carreira, assim como esta semana. É muito bom conquistar uma vitória, ainda mais em uma prova inédita como esta. Temos um time muito forte, que trabalhou muito bem desde o início da disputa e tenho que agradecer a todos meus companheiros de equipe pela vitória” disse o campeão em entrevista o site Cycling News.

Tony Martin nasceu em Cottubus, na Alemanha. Em 2011, o ciclista de 26 anos, conseguiu vencer pelo menos uma etapa em todas as provas que participou. Em setembro, o alemão disputou o UCI Road World Championship e ainda foi campeão mundial de contra relógio.