UCI divulga ranking provisório das equipes para 2011

Saxo Bank SunGard (10.ª), futura equipe do espanhol Alberto Contador, durante a apresentação do Tour de France 2010 / Foto: Divulgação Saxo BankSão Paulo - A União Ciclista Internacional (UCI) confirmou quatro formações na primeira divisão internacional e 13 na segunda, sem que constem nesta lista provisória as equipes Astana, RadioShack e a Luxembourg Pro Cycling Project. Em comunicado, a UCI coloca entre as ProTeams (primeira divisão) a holandesa Rabobank, a norte-americana Garmin-Cervélo, a belga Omega Pharma-Lotto e a britânica Sky ProCycling.

Apesar da decisão, a UCI afirma que a “lista é provisória” e que os dossiês das outras equipes, em particular das novas, será enviado para a Comissão de Licenciamento”. A decisão final será anunciada dia 20 de Novembro, depois da decisão da Comissão de Licenciamento sobre as restantes licenças da primeira divisão e das outras equipes na segunda divisão”, frisa o UCI, salientando que, em casos de pedidos de adiamento da entrega dos documentos, a apreciação final será anunciada dia 10 de Dezembro.

Da segunda divisão (equipes profissionais continentais) fazem parte a italiana Androni Giocattoli, a espanhola Caja Rural, a irlandesa Colnago-CSF Inox, as francesas Bretagne-Schuller, Europcar, FDJ, Saur-Sojasun, as belgas Landbouwkrediet, Topsport Vlaanderen-Mercator, a britânica Farnese Vini-Neri Sottoli, a holandesa Skil-Shimano e as norte-americanas Team Type 1 e Unitedhealthcare Pro Cycling.

A UCI ressalta que este ano a avaliação das equipes dará um ênfase particular no critério esportivo, e a hierarquia é calculada com base nos membros da equipe para a próxima época. “O valor esportivo das equipes é calculado recorrendo aos resultados obtidos em 2009 e 2010 pelos 15 melhores corredores nas suas equipes de 2011, tendo em conta todos os eventos em todos os circuitos do calendário internacional da UCI”, descreve o comunicado, acrescentando que será levado em consideração a “classificação por equipes nas corridas por etapas do calendário Mundial da UCI e das corridas HC do calendário continental da UCI de 2010”.

De acordo com os novos critérios, as 15 melhores equipes vão “receber ou manter a licença de primeira divisão, com a condição, claro, de preencherem os critérios éticos, financeiros e administrativos”, enquanto as três vagas restantes serão selecionadas pela Comissão de Licenciamento, entre as equipes classificadas entre a 16.ª e a 20.ª posição do “ranking”.

A norte-americana RadioShack, fundada por Lance Armstrong, ocupa o 11.º posto, atrás da Saxo Bank SunGard (10.ª), futura equipe do espanhol Alberto Contador, que dias atrás pensou em abandonar a carreira.

Veja o ranking da UCI por hierarquia para 2011

1 Luxembourg Pro Cycling Project
2 Rabobank Cycling Team
3 Garmin-Cervélo 
4 HTC-Highroad
5 Omega Pharma-Lotto
6 Lampre-ISD 
7 Katusha
8 Sky ProCycling
9 Liquigas-Cannondale
10 Saxo Bank SunGard
11 Team RadioShack
12 Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
13 Pro Team Astana
14 Movistar Team 
15 BMC Racing Team 
16 Euskaltel-Euskadi 
17 Geox-TMC 
18 Quick Step Cycling Team
19 Cofidis Le Crédit en ligne 
20 AG2R
21 FDJ 
22 Saur-Sojasun
23 Pegasus Sports
24 Skil-Shimano
25 Acqua e Sapone
26 Colnago-CSF Inox
27 Europcar
28 Androni Giocattoli
29 Topsport Vlaanderen-Mercator
30 Veranda's Willems-Accent
31 Team Type 1
32 CCC Polsat Polkowice
33 Bretagne-Schuller
34 Farnese Vini - Neri Sottoli
35 Landbouwkrediet
36 UnitedHealthcare Pro Cycling
37 Team Netapp
38 Team SpiderTech powered by C10
39 Caja Rural
40 Colombia Es Pasion-Café de Colombia
41 De Rosa-Ceramica Flamina
42 Andalucia Caja Granada