Tour de France pode ficar sem campeão de 1999 a 2005

Lance Armstrong reagiu com indiferença as acusações do maior escândalo de doping de toda a história / Foto: Divulgação Tour Down Under

Suíça - Depois da agência antidoping norte-americana (USADA) ter denunciado Lance Armstrong durante boa parte da carreira, agora será a vez da União Ciclística Internacional (UCI) se pronunciar sobre o tema. Na próxima segunda-feira, dia 22 de Outubro, o órgão máximo do ciclismo mundial deve definir o que será feito com os títulos e resultados conquistados por Lance Armstrong desde 1998. Por causa disso o Tour de France pode ficar sem vencedor por sete anos.

Em um comunicado divulgado na sexta-feira, a UCI disse que o seu presidente, Pat McQuaid, vai se pronunciar em Genebra na próxima segunda-feira para "informar sobre a posição da UCI a respeito da decisão da USADA do caso Armstrong". A agência norte-americana já invalidou todos os resultados do ciclista a partir de 1º de Agosto de 1998. Essa decisão é válida em todo o território dos EUA.

Caso a UCI siga a decisão da USADA, o norte-americano deverá perder nessa segunda-feira, de uma vez só, sete títulos do Tour de France, conquistados entre 1999 e 2005.  Se realmente for essa a decisão, o diretor do Tour de France, Christian Prudhomme, já adiantou que não vai repassar as conquistas a outros ciclistas.

A decisão de Prudhomme causará polêmica e deixará a competição de ciclismo mais importante do planeta sem campeão na classificação geral por sete anos. Vale lembrar que quando Alberto Contador perdeu seu titulo de 2010 por doping, Andy Schleck foi apontado como vencedor. Em 2006, Oscar Pereiro se tornou campeão após a desclassificação por doping do norte-americano Floyd Landis.