XI Copa América de Ciclismo é a atração deste domingo, em Interlagos

Feminino também será atração / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoFeminino também será atração / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoSão Paulo - A Copa América de Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo abrirá a programação da modalidade em 2011 neste domingo, dia 9 de janeiro. As melhores equipes e ciclistas do país, no masculino e feminino, e destaques do exterior, participarão da competição, válida pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). 

Mais um vez, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, abrirá espaço para as velozes bikes na disputa de um dos principais eventos do calendário internacional. A prova será mostrada ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.

A programação oficial da XI Copa América da Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo é a seguinte: 9h, Hand Cycle, duas voltas; 9h30, Federado Masculino (Elite/Sub 23/Geral), 20 voltas; 11h, Federado Feminino (Elite/Jr/Geral), de 6 a 7 voltas. A competição é válida pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Antes, na abertura da programação no autódromo paulistano, acontecerá a primeira edição das 3 Milhas de Interlagos, prova pedestre participativa e com fins sociais.

A inversão do sentido da prova é uma das novidades da 11a edição da disputa e deverá provocar a mudança de tática das equipes. Afinal, com a mudança, o trecho de subida ficou maior, começando na Curva do Lago e terminando no "S"do Senna. Isso fará com que a briga pelo primeiro lugar seja ainda mais técnica e não deverá faltar emoção na primeira competição da temporada. Outros destaques ficam por conta da disputa da categoria Hand Cycle, para atletas deficientes, com largada própria e a participação expressiva de dez competidores. E a Open Speed, para ciclistas acima de 18 anos federados e que não fazem parte da Elite.

Para ajudar na adaptação ao novo sentido da prova, os organizadores disponibilizarão o circuito de Interlagos para treinos neste sábado, dia 8 de janeiro, em dois horários: das 10h às 12h e das 13h30 às 15h. Também acontecerá a entrega de kits para o pelotão geral das 11h às 20h30, na loja Centauro do Shopping Bourbon - Rua Turiassú, 2,100, lojas 124/125, Pompéia. O Congresso Técnico será no hotel Blue Tree Verbo Divino, em Santo Amaro, a partir das 18h (ciclistas convidados retirarão os kits no hotel, das 8h às 18h).

Feminino

A prova feminina da XI Copa América de Ciclismo reunirá também a elite do esporte. Serão cerca de 40 atletas das principais equipes do país e também ciclistas avulsas. Entre os destaques confirmados para este ano está a sul-mato-grossense Luciene Ferreira da Silva, atual campeã, e que defende a equipe Funvic/Marcondes Cesar/Gelo, de Pindamonhangaba, no interior paulista. Outra atração é a paranaense Rosane Kirch, medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos na Colômbia e teve quatro vitórias em 2010 na Europa.

Também estarão no evento Débora Gerhard e Valquíria Pardial, da Funvic/Marcondes Cesar/Gelog, de Pindamonhangaba; Mariana Motta, campeã paulista Elite, da GRCE Memorial/Prefeitura de Santos; Natália Lima, vice-campeã da Copa da República 2010, da CESC São Caetano/PZ Racing; Janildes Fernandes, campeã brasileira de estrada 2010 e campeã da Copa da República 2010, da São José/Cannondale; e Uênia Fernandes, bicampeã da Copa da República, do Clube Fernandes de Ciclismo, entre outras feras.