Africanos querem manter hegemonia estrangeira na 10K Rio ­ Corrida Pan-Americana

Africanos dominaram a prova em 2010 / Foto: Sérgio Shibuya/ZDLRio de Janeiro - Mais uma vez o Quênia será a "pedra no sapato" dos atletas brasileiros na sétima edição da 10K Rio - Corrida Pan-Americana, que será realizada neste domingo, dia 13 de Novembro.

Os quenianos são favoritos ao título da competição. A rivalidade entre brasileiros e quenianos tem aumentado após as disputas dos últimos anos, em que os africanos levam a melhor, com três conquistas, número que os brasileiros querem igualar neste ano.

Os brasileiros enfrentarão cinco atletas estrangeiros, que também brigam pelo título da competição. O Quênia será representado por Barnabas Kiplagat Kosgei, Nicholas Kimeli Keter e Jonah Kiplagat Kemboi. Já os representantes da Tanzânia são Nelson Priva Mbuya e Fabiano Joseph Naasi.

Para conquistar o terceiro título, alguns dos corredores de destaque no Brasil estão confirmados e vão em busca da quebra de hegemonia queniana. Os dois primeiros colocados do ranking nacional, Giomar Pereira da Silva e Gilmar Silvestre buscam o título de melhor fundista brasileiro de 2011. Giomar tem 305 pontos na liderança do ranking brasileiro - nove a mais que Gilmar Silvestre, que busca diminuir a diferença de pontos.

"Estou me recuperando da última prova disputada em Brasília (DF), mas estou treinando bem essa semana para conquistar a prova e diminuir a diferença para o Giomar. Ainda terei três corridas para ultrapassá-lo e a prova deste final de semana servirá para que esta distância caia", disse Gilmar Silvestre.

Além dos atletas líderes do ranking brasileiro, estão confirmados outros nomes fortes da categoria como Damião Ancelmo de Souza, Giovani dos Santos, Paulo Roberto de Almeida Paula, Laelson da Silva Santana, Jair José da Silva, Cosme Anselmo dos Santos e Anoé dos Santos Dias.

Nas seis edições passadas, os africanos dominaram o pódio. Entre os homens, os quenianos venceram em 2005, 2008 e 2010. O tanzaniano Martin Sule conquistou o lugar mais alto do pódio em 2009. As duas vitórias de brasileiros foram com Franck Caldeira (2006) e Gladson Alberto Silva Barbosa (2007).

Confira os resultados das últimas três edições da 10K Rio

2008
1º - Nicholas Kiprutto Koech - Quênia - 29min47s
2º - Giomar Pereira da Silva - Cultura Inglesa/UNDF/CAIXA - 29min52s
3º - Joao Ferreira de Lima - Cruzeiro Esporte Clube - 29min54s

2009
1º - Martin Sule - Fila - 29min39s
2º - Emmanuel Kipkemei Bett - Luasa - 29min47s
3º - Joshua Kiprugut Kemei - Fila - 29min59s

2010
1º - Mark Korir - Fila - 29min18s
2º - Barnabas Kiplagat Kosgei - FILA - 29min20s
3º - Mathew Kiptoo Cheboi - FILA - 29min34s

Inscrições continuam abertas - O evento terá percursos de 5K e de 10K, com largada e chegada em frente ao Monumento aos Expedicionários da Segunda Grande Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Aterro do Flamengo.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 11 de novembro. Os Interessados devem se cadastrar pelo site www.10krio.com.br. O valor de participação é de R$ 50,00. A largada será às 8 horas com os pelotões de elite masculino e geral. As mulheres da elite largam um pouco mais cedo, às 7h45. Já os cadeirantes partem às 7h30.

A organização da 10K Rio - Corrida Pan-Americana aconselha aos participantes utilizarem o Metrô no dia da prova. Basta pegar as linha 1 ou 2 e descer na estação Cinelândia, que fica próxima ao local da largada.

A entrega do kit de participação do atleta e do chip de cronometragem será feita somente no dia 12 de novembro das 9h às 19h, no local de largada, no Monumento aos Expedicionários da Segunda Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Parque do Flamengo ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna).

Os kits não serão entregues no dia da prova e nem após. Os atletas receberão a camiseta oficial da 10K Rio - Corrida Pan-Americana, brindes dos patrocinadores e, após a conclusão do percurso, a medalha e lanche.