Atletas brasileiros vencem Corrida Longevidade em Copacabana

Fabiana Cristine da Silva e Damião Ancelmo de Souza foram os primeiros colocados em corrida que reuniu forte grupo de elite em Copacabana / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - Foi árdua a disputa pelo primeiro lugar em ambos os pelotões na etapa Rio do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros, realizado com apoio da Bradesco Vida e Previdência.

A prova de 6 km, que saiu às 7h45 do domingo 18/12, na orla de Copacabana, contou com um número alto de renomados atletas de elite."Esta etapa, mais do que qualquer outra, reúne nomes muito importantes do atletismo, com diversos campeões em provas de relevância nacional e internacional", avaliou Lauter Nogueira, preparador físico e coordenador técnico do evento.

Liderando em quase todo o percurso, o atleta alagoano Damião Ancelmo de Souza foi o campeão do pódio masculino. No ano passado ele conquistou o segundo lugar na etapa Rio. "Foi muito difícil vencer, os adversários são de altíssimo nível, tive que me empenhar bastante", contou Damião, também vice-campeão da volta da Pampulha, tradicional corrida mineira.Fabiana Cristine da Silva, que tem vencido as últimas etapas do Circuito da Longevidade, concordou com Damião. "Essa prova foi muito forte, bem disputada, mas estou bem preparada e consegui chegar na frente", comemorou.

O segundo lugar, nos dois pelotões, ficou com os atletas quenianos Barnabas Kosgei e Nancy Kipron. Ambos reconheceram a superioridade dos vencedores e elogiaram o percurso. "Correr aqui é muito bom, o Rio é lindo", disse Nancy. "Foi uma prova boa, mas difícil, com corredores muito fortes", completou Kosgei.

O atleta Bradesco Seguros, Marcelo Cabrini, ficou com a quinta colocação. "Briguei muito pelo pódio e reconheço que esta prova está com um nível bastante alto. Isso é muito bom, porque estimula os atletas e o público também."

Após a corrida, foi dada a largada para os caminhantes, que percorreram 3 km na praia de Copacabana. Esta foi a quinta vez que o Circuito da Longevidade foi realizado no Rio de Janeiro.

Entre as novidades deste ano, vale ressaltar a transmissão da corrida ao vivo pela internet, iniciativa inédita no país. Para o público, foram disponibilizados telões, para acompanhar a íntegra da prova no local. O evento conta agora também com um bicicletário, um estímulo para que os participantes deixem o carro em casa e cheguem ao local pedalando.

Homenagem aos longevos - Os mais longevos receberam homenagens no palco, dando um exemplo de persistência e saúde. Entre eles estão João dos Santos, de 79 anos, corredor há 30 anos. "Correr me revigora e permite que eu tenha o mesmo ritmo de vida de quando era jovem", afirma. Santos está aposentado, mas trabalha cerca de 10 horas por dia em seu escritório. "A corrida traz um sentimento de conquista, é ótimo."

Luzia Alves, de 61 anos, foi a corredora mais longeva. "Corro há apenas 2 anos, incentivada pela minha filha. Antes disso tomava diversos remédios. Agora tenho muito mais qualidade de vida." Outra corredora, Luiza Hermínia, de 67 anos, disse que também se sente muito melhor do que quando tinha 50 anos. "Comecei a praticar esporte só há quatro anos, acho que sou um bom exemplo."

Na caminhada, o destaque foi Flausina da Costa, de 91 anos. Ela veio de Quintino para participar do evento. "Fiz todo o percurso e aconselho todo mundo a caminhar. Isso me dá muita saúde para viver uma velhice com qualidade."

Celebridades prestigiam evento e participam de corrida - Chico, dono do bar Chico e Alaíde, no Leblon, correu os 6 km. "Fazer esporte é fundamental", afirmou. Também praticante de corrida, a atriz Carla Marins participou da prova com o marido Hugo Baltazar, seu personal trainer. Estiveram ainda no palco do Circuito da Longevidade a cantora Sandra de Sá e o ator Carlos Machado, atualmente em cartaz na novela das 21 horas da Rede Globo, Fina Estampa, no papel de Ferdinand.

Alexandre Kalache, geriatra membro da Academia de Medicina de Nova York e consultor da Bradesco Seguros, também prestigiou o evento em Copacabana. "O exercício físico é a melhor coisa que as pessoas podem fazer por elas para chegarem à longevidade com saúde e qualidade de vida", observou o especialista.

Criado há cinco anos, o Circuito de Corrida e Caminhada busca incentivar a atividade física como um dos pilares fundamentais para uma longevidade sadia. Além do Circuito, a Bradesco Seguros atua em outra frentes em prol da longevidade: o Fórum da Longevidade, um evento com especialistas de diversas áreas que debatem o assunto, e o programa Porteiro Amigo do Idoso, cujo objetivo é difundir técnicas e cuidados com essa população. "A proposta é estimular em todos uma cultura da longevidade", explica Kalache.

Responsabilidade social - Participaram desta etapa, entre corredores e caminhantes aproximadamente 5 mil pessoas. Toda a renda arrecadada com as inscrições foi revertida para a associação RIOinclui, que desenvolve projetos para pessoas com deficiência. Ao final da caminhada, vários grupos de dança apresentaram coreografias para o público que compareceu à praia de Copacabana na manhã do domingo.


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook