Circuito Popular faz a festa na etapa do Butantã

A etapa do Butantã, Zona Oeste de São Paulo (SP), reuniu neste domingo com manhã fria, novamente 2 mil pessoas, que correram 5 quilômetros ou caminharam a metade deste percurso / Foto: Leo Shibuya / ZDLSão Paulo - Integração social e atividade física. Os objetivos do Circuito Popular de Corrida de Rua são cumpridos a cada prova. A etapa do Butantã, Zona Oeste de São Paulo (SP), reuniu neste domingo com manhã fria, novamente 2 mil pessoas, que correram 5 quilômetros ou caminharam a metade deste percurso.

Jovens, idosos, atletas profissionais e anônimos apareceram para celebrar mais um dia de esporte e saúde. Desta vez, todos tiveram a oportunidade de saber mais sobre o próprio condicionamento físico, na tenda do Programa Atividade Física e Saúde, organizada pela Secretaria de Esportes de São Paulo.

Cerca de 100 pessoas participaram dos testes de flexibilidade, checaram peso, altura e gordura na cintura. "O objetivo é informar a população sobre o condicionamento físico e consequentemente alertar para a qualidade de vida", contou Mauro Ferreira, que coordenou as ações junto com Márcia Regina Tedesche. A tenda de avaliação física é montada uma vez por mês nas provas do circuito.

Instituto Prof marca presença - A Ong Instituto Prof, de Paraisópolis, marcou presença com 30 participantes, divididos entre corredores e caminhantes. "O Circuito Popular facilita a participação em suas etapas por ser grátis. É um estímulo a mais para todos", falou o professor José Henrique da Luz, que comanda a área esportiva da organização.

Na corrida, Edinalva da Silva Nunes brilhou novamente. A feirante de 47 anos subiu no lugar mais alto do pódio pela terceira vez. Ela também ficou quatro vezes na segunda posição, além de um terceiro lugar.

"A prova foi muito gostosa e o percurso foi nota 10. É muito difícil correr contra as mais jovens, mas graças a Deus consegui outra vitória. Acordo todo dia 3h30 para treinar e depois trabalhar", disse Edinalva que corre há 15 anos. Leidiana Silva, Elineia Ferreira, Josilene de Jesus e Nilza de Oliveira completaram as cinco primeiras colocadas.

Luiz Mesquita, de 21 anos, foi o melhor entre os homens. "O nível dos adversários foi muito alto. Dei meu melhor para vencer neste ótimo percurso, totalmente plano". O corredor quer manter-se nas corridas para ingressar no pelotão da Elite A na São Silvestre. "Este é o meu maior objetivo na temporada", completou. Samuel Ribeiro concluiu na segunda posição, seguido por João Roberto Oliveira, Cláudio Roberto Macedo e José Ribeiro Rocha.

Os três melhores colocados (masculino e feminino) garantem vaga no Pelotão C da Maratona de São Paulo, desde que comprovem participação em provas de 21 quilômetros nos últimos 18 meses. Já os 50 primeiros, no masculino e no feminino, entram na prova de 10 quilômetros da maior maratona do Brasil, dia 19 de junho.

A nona etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua será no próximo domingo, dia 22, na Penha e não valerá como seletiva para a Maratona de São Paulo. No domingo seguinte, os corredores tentarão a vaga para a maratona, na prova da Freguesia do Ó.

Resultados

Feminino
1 - Edinalva da Silva - 19min39seg
2 - Leidiana Silva - 19min58seg
3 - Elineia Ferreira - 20min37seg
4 - Josilene de Jesus - 20min48seg
5 - Nilza de Oliveira - 21min16seg

Masculino
1 - Luiz Mesquita - 15min35seg
2 - Samuel Ribeiro - 15min45seg
3 - João Roberto de Oliveira - 15min47seg
4 - Cláudio Roberto Macedo - 15min54seg
5 - José Ribeiro Rocha - 15min57seg