Corrida do Lacre Amigo registra 1700 inscritos e faz a festa em Joinville

Corrida do Lacre Amigo registra 1700 inscritos e faz a festa em Joinville /  Foto: Cubi Comunicação/Divulgação

Joinville - Sucesso de público e de críticas, a segunda edição da Junta & Vai - A Corrida do Lacre Amigo, reuniu 1700 corredores - número 113% maior do que em 2018, quando foram 800 atletas inscritos. 
 
A prova foi realizada neste domingo (26), às 7 horas, em frente ao Fórum de Joinville, e contou com 4k de corrida e caminhada e 8k de corrida, além de prova kids para crianças com idade entre quatro e 11 anos. 
 
Em relação a 2018, a prova também ganhou o apoio de grandes empresas. Em Joinville, a Junta & Vai é patrocinada pela Arteris - concessionária de rodovias -, pela Whirlpool, e pela BTG Pactual Digital. “A Junta & Vai mostra que veio para ficar, porque ela é centrada em três propósitos: a solidariedade, a sustentabilidade, e o respeito à vida, o respeito ao próximo. Estamos felizes porque outros parceiros entenderam a proposta da prova, apoiaram o evento, e isso proporcionou levar o evento para outras cidades”, considera Alessandra Lazarin, assessora de Sustentabilidade da Arteris.
 
A Junta & Vai é uma realização da Associação Live, tem organização da Shammah Produções e da Fênix Mix, e terá edições em Florianópolis, no próximo dia 7 de julho - inscrições abertas no www.juntaevai.com.br -, e em São Paulo, no dia 22 de setembro - as cinco mil vagas disponibilizadas para o evento, no início de maio, esgotaram em pouco mais de uma hora.
 
Diretora geral do evento, Fernanda Labatti, da Shammah Produções, diz para o público já ficar preparado, porque a Junta & Vai de 2020 já está garantida na cidade. “Com certeza. Joinville se apaixonou por este evento, e por isso ele está confirmadíssimo no calendário do próximo ano”, avalia. Ela ainda explica que a prova levou o selo da Lei de Incentivo ao Esporte - e por isso as inscrições foram vendidas a R$ 30 - mas que a Secretaria Especial de Esporte, que antes era o Ministério do Esporte, não liberou o dinheiro. “Tínhamos um compromisso com o público e entregamos uma prova que foi um sucesso, mas que só foi realizada graças aos patrocinadores. Precisamos que essa situação seja resolvida o quanto antes para não prejudicar a realização de outros eventos”, ressalta.
 
Doação de cadeiras de rodas - Assim como na primeira edição, a Junta & Vai deste domingo fez a doação de duas cadeiras de rodas para instituições de Joinville. Foram beneficiadas a Associação Paraolímpica de Joinville (APJ) e a Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej). “A arrecadação de lacres é constante no Senac. Nossos alunos e colaboradores arrecadam e depositam nos postos espalhados pela instituição. Esta é a quarta cadeira de rodas que conquistamos para a Adej”, festeja Salete de Oliveira Borges, representante do Senac.
 
“Essa cadeira de rodas, a campanha Lacre Amigo, é fundamental porque vai atender a uma pessoa com deficiência. São pequenos gestos somados que fazem a diferença na vida de alguém”, ressalta César Franco, gerente administrativo da Adej.
 
Seguindo o exemplo da avó - O dia foi especial para a organização do evento, que comemorou o crescimento do número de inscritos mantendo a qualidade da prova, e também ficará para sempre na memória de Hofni Medeiros, corredora que está sempre nas provas realizadas em Joinville e que neste domingo teve um motivo ainda mais especial para levantar da cama e participar da corrida: ela havia convidado o neto, de nove anos, para correr ao lado dela a prova.
 
Autorizado pela organização, o pequeno Leandro Medeiros largou. Estava nervoso, mas foi o tempo todo correndo ao lado da avó. Terminaram a prova de 4k juntos e comemoraram essa primeira conquista da dupla. “Foi um momento único e de enorme orgulho. Estou emocionada por saber que estou fazendo algo para essa juventude, incentivando os cuidados com a saúde desde cedo”, conta a vovó, orgulhosa.
 
Apaixonado por futebol, karatê e por joguinhos eletrônicos, Leandro conta que a avó dele é uma inspiração - mas também estava na corrida acompanhado do avô, que também correu. Ele diz que vê as medalhas dos dois e fica orgulhoso. “Estou muito feliz por minha avó ter me convidado. Essa foi a minha quinta prova, mas a primeira que eu corro uma distância maior. Antes era só da corrida kids - que tem, no máximo 300 metros. Espero poder correr mais e mais provas junto com a minha avó”, diz ele.   
 
Pernas Solidárias - Projeto de inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais, o Pernas Solidárias também marcou presença na Junta & Vai de 2019 com a participação de 15 cadeirantes. Os corredores novamente se emocionaram proporcionando um dia diferente para as pessoas que não teriam a possibilidade de participar sozinhos. “A Junta & Vai já é uma das nossas corridas do coração, porque nos recepciona muito bem, porque respeita os atletas e porque também é a favor da causa dos portadores de deficiência. Certamente nossos cadeirantes e condutores estarão em todos os próximos eventos”, revela Cleiton Luiz Tamazzia, idealizador do projeto. 
 
Campeões do evento - A primeira colocação geral nos 8k masculino ficou com Lucas Alves Andrade (00:26:35), seguido por Fernando Renan da Silva  (00:27:04) e Roberto Soares da Silva (00:27:45). No feminino, o pódio foi formado por Demaris de Castro Pain (00:33:09), no primeiro lugar, por Preta Dalagno (00:36:33), no segundo, e por Elaine Cavalcanti (00:37:38), em terceiro.
 
Nos 4k geral masculino, a primeira colocação ficou com Wesley Mateus Vojniek (00:13:40), seguido por Ireno de Souza (00:14:00) e por Rodrigo Rudnik (00:14:10).
No feminino, a primeira colocada foi Val Crisanto (00:16:36), seguida por Jaqueline Milbauer (00:17:18) e por Mariana Arins (00:17:31). Os demais resultados podem ser conferidos neste link: http://www.chiprun.com.br/eventos/junta-e-vai-corrida-do-lacre-amigo-2019/.
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook